sábado, 21 de setembro de 2013


Recordando o 1º encontro!
Sesc Bauru - Agosto/2012

Palestra do engenheiro e pedagogo José Pacheco 
Unesp-Bauru  18/09/2013


Reflexão individual de uma frase ou uma ideia que tenha aprendido relacionada com a prática de ensino, por Cecília Nomiso.

"Bonsai humano", foi a expressão empregada para retratar a realidade de muitas crianças brasileiras. No ambiente escolar, movimentos, atitudes e pensamentos das crianças são controlados e modelados pelos professores: não se pode correr,  falar alto, não é assim que se pensa..., quem deixou você brincar agora?, essas são apenas algumas das formas utilizadas no cotidiano para se "cortar" a liberdade de expressão e de escolhas dos alunos. Uma política dominadora que impede o desenvolvimento humano em vários sentidos; intelectual, motor, social ou psicológico, responsável pela perpetuação de uma massa de analfabetos funcionais, facilitadores do ciclo de repressão e destruição do ser humano.
Devemos mediar o "cultivo" de uma árvore frondosa e forte, capaz de produzir bons frutos e de auxiliar os próximos.

 Reflexão individual, por Camila Parpinelli.
A palestra foi de fato muito rica, porém ficou uma dúvida no ar quanto á fala do Pacheco quando ele recomenda os estudos fora do ambiente escolar , sem a sistematização de uma organização escolar ( em termos de provas, certificados, aulas, frequência,etc) e se contradiz ao defender que não quer o fim da escola como instituição. 

 Reflexão individual, por Daiana Del Bianco.

"Os alunos estudam para fazer prova", esse pensamento de José Pacheco mostra a realidade do ambiente escolar brasileiro. A crítica está no fato de estudarmos somente para "passar" na prova, somente para "tirar um 10" e depois o que acontece? O problema é no depois, pois normalmente depois esquecemos o que estudamos, o conteúdo cai em desuso e fica como se nunca tivéssemos visto determinado assunto. O exemplo dado por ele, onde ex-jovens da FEBEM constroem um viveiro para cuidar de pássaros é uma forma prática de ensinar matemática, biologia, geografia e o mais importante de tudo, inserir as pessoas em sociedade de uma maneira prática e cooperativa.

 Reflexão individual, por Luciana Fonseca.
     A pergunta que ficou em minha cabeça após a palestra do José Pacheco é como transformar esse sistema corrompido em que se transformou a educação. Uma educação que não forma o indivíduo e sim vários seres reprodutores de um conhecimento pré estabelecido pelo sistema. A aprendizagem precisa ser algo significativo para o homem que o torne um ser pensante, capaz de transformações não somente em sua vida como também no mundo.
        Os professores e nós, futuros professores, precisamos compreender que o sistema atual está falido e não mais representa os anseios do mundo em que vivemos. Será preciso um esforço de criação e mudança para que a educação se transforme em algo significativo e valorizado pelas crianças e jovens da atualidade.

 Reflexão individual, por Miriane Justo.
Não se deve dar aulas" segundo a palestra do Prof. José Pacheco, o professor não deve dar aulas e o modelo que temos de escola está ultrapassado, datando do século XIX. Não concordo totalmente, mas vejo é que possível mesmo nesse sistema vigente, fazer adaptações. A exploração de outros ambientes que não somente a sala de aula, modelos de aula baseados em questionamentos, espaço para independência dos alunos como forma de amadurecer e procurar o conhecimento como seminários, etc. 

 Reflexão individual, por Naiara Nascimento.   
"Deve-se construir uma maneira de aprendizagem real" na palestra em que estivemos presentes o Profº José Pacheco apontou vários pontos importantes, dentre eles a necessidade de uma aprendizagem real. Todos nós estamos acostumados com uma aprendizagem mecânica, onde estudamos apenas para passar nas provas e exames e não para adquirir conhecimento. Os professores acreditam que os alunos são depósitos de informação, e "jogam" conteúdos que muitas vezes não tem significado nenhum. Precisamos reformar o nosso processo de ensino-aprendizagem, para que o conhecimento adquirido pelos educandos seja eficaz e com significado para a vida.

Na palestra somente a integrante Daniela Mazzini não estava presente. 




2º encontro - SEMENG
Unesp Bauru - Setembro/2013


Nenhum comentário:

Postar um comentário