quarta-feira, 4 de setembro de 2013

Análise do vídeo!

Análise do vídeo: Educação Infantil de Qualidade na Primeira Infância - Palestrante Anna Lucia Campos.

1. Apresente as principais ideias que a palestrante abordou.

 O vídeo da palestrante Anna Lucia Campos dá ênfase na importância da educação infantil. Segundo ela, a educação infantil deve ser pensada como a ação de vários setores do governo, dentre elas a educação e a saúde. Ela também aborda a questão da neurociência como auxílio para os professores, que devem ter conhecimento dessa área, para que entendam como se dá a aprendizagem e os comportamentos dos alunos em sala de aula. A responsabilidade do professor de educação infantil também é apontada, pois é ele quem estabelece as bases para todos os outros conhecimentos adquiridos pelos alunos no decorrer dos anos de formação.

  2. Em síntese o que você aprendeu com o vídeo?

 Aprendi que a fase de maior importância é a infância, tudo começa nela e é aí que as bases são criadas. Se a criança não é estimulada nessa fase, provavelmente terá dificuldades no futuro. O professor dessa etapa é de extrema importância, pois a maior parte dos conhecimentos e estímulos são de sua responsabilidade. A criança é um ser integral e deve ter todas suas necessidades supridas, incluindo educação, saúde, nutrição, lazer e etc. Cabe aos setores responsáveis garantir isso a todas as nossas crianças.

  3. A Palestra contribuiu para sua formação de professor? Cite um aspecto.

 Sim. A questão da neurociência foi de extrema importância. Entender como se dá a aprendizagem e tudo que a envolve, como, por exemplo, os distúrbios, é muito importante para o professor, que poderá trabalhar de forma adequada com seus alunos, conhecendo um pouco sobre o que acontece com eles enquanto aprendem.

  4. Faça comentários que considerar importante sobre o vídeo com relação à formação de professores da educação infantil.

 O vídeo é interessante. Abre nossos olhos para a importância da área em que trabalhamos e para a nossa importância como transmissores do conhecimento. Nunca se trabalha sozinho, a educação é uma área em que se deve trabalhar em conjunto, cada um contribuindo com seus deveres e especialidades. É uma tendência não só da América Latina, mas do mundo, que os professores se apropriem da neurociência, para contribuir com sua prática pedagógica. As avaliações devem ser pautadas no desenvolvimento físico e cognitivo dos alunos, para assim não trazerem frustrações, nem para eles, nem para os educadores.


    Naiara Gonçalves Nascimento

Nenhum comentário:

Postar um comentário