domingo, 1 de setembro de 2013

Análise do Vídeo feita por DAIANA DEL BIANCO

1. Apresente as principais ideias que a palestrante abordou.
A palestrante abordou as seguintes ideias:
É necessário um investimento na educação da Primeira Infância, os governos não podem vendar os olhos quanto a isso;
Trabalho entre diversos setores que influenciam o desenvolvimento da criança, deve haver uma união entre eles: saúde, alimentação, nutrição e etc.;
A importância da neurociência para a aprendizagem e conhecimento;
Formação docente de qualidade onde o educador conheça a  Neuroeducação;
Inserie a criança em ambientes de estimulação já que nos três primeiros anos ela aprende habilidades como: caminhar, falar e amar;
Dormir é essencial para aprender;
Enriquecer a proposta curricular;
Cerébro tem capacidade natural para aprendizagem, brincadeiras e jogos para aprender devem ser colocadas com intencionalidade;
Educador é a chave do êxito e vital para o desenvolvimento do ser humano.

2. Em síntese o que você aprendeu com o vídeo?

Assistindo ao vídeo aprendi que a educação não se faz sozinha, mas sim abrange diversas áreas da sociedade, um exemplo disso seria uma criança que não consegue se concentrar devido a falta de alimentação que ela recebe. Os educadores, governos e gestores escolares deve ter conhecimento do importante papel que tem com a sociedade. Para tanto devem buscar melhorias para o sistema educacional e estarem conscientes de que seu papel é de extrema importância para o êxito na aprendizagem. A neurociência e neuroeducação são fatores que devem ser conhecidos por nós educadores, pois a partir desse conhecimento poderemos trabalhar melhor o processo de aquisição de conteúdos pelas crianças. Nosso papel não é neutro, mas sim precisamos transformar e acreditar na educação de qualidade.
 
3. A Palestra contribuiu para sua formação de professor? Cite um aspecto.
Sim. A palestra contribuiu para que no exercício de minha profissão eu seja capaz de visualizar os problemas de maneira ampla e não somente no que acontece no ambiente escolar. O ambiente em que a criança está inserida, os estímulos que recebe fora da escola são fatores relevantes para seu melhor aproveitamento e desenvolvimento de habilidades. Um outro aspecto é que devo buscar diversos conteúdos para me tornar um educador de qualidade, pois meu papel é o de contribuir para o êxito dos meus futuros alunos.

4. Faça comentários que considerar importante sobre o vídeo com relação a
formação de professores da educação infantil.
Um dado interessante apresentado é que quando o governo investe 1 dólar, tem retorno de 17 dólares na educação das crianças, portanto é um investimento que não pode ser deixado de lado, mas sim é um compromisso do país.
De 0 a 3 anos ocorre a transformação e desenvolvimento social, a neurociências estuda o que acontece no cérebro, a conduta, como aprende, como guarda a aprendizagem, enfim, ajuda a entender quem somos nós.
Nós educadores não podemos lavar as mãos em diversos casos como dizer que um aluno agitado é hiperativo e enviar ao psicólogo, é preciso pensar no ser humano. Liderar, educar e transformar, mas como transformar sem saber o que será transformado? Precisamos buscar essa resposta.
O processo de desenvolvimento começa já no pré natal, a educação deve ter individualização e o cérebro é programado para aprender, dormir, por exemplo, é essencial para aprender.
Um fato extremamente importante abordado é sobre o bullying. A palestrante alerta que isso ocorre muito na adolescência devido a falta de trabalho na primeira infância  com os sistemas: social, emocional e moral.
O cérebro aprende, adquire e transforma o conhecimento, portanto o professor deve obter conhecimentos prévios do que o aluno já sabe para que sua aula tenha um aspecto motivador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário