segunda-feira, 2 de setembro de 2013

Análise do vídeo: Educação Infantil de qualidade para a Primeira Infância
por Cecília Nomiso

1 A palestrante Anna Lucia Campos apresentou a importância da construção da Primeira Infância de qualidade como base de um futuro de sucesso para o indivíduo. Para efetivação de tal procedimento, ela elencou elementos essenciais como: trabalho e comprometimento entre os diferentes setores de políticas públicas (saúde, educação, bem estar social etc.); visão frente aos aportes da neuroeducação (pontes entre a psicologia, educação e neurociência); responsabilidade do professor de educação infantil; proposta de avaliação de acordo com a fase de desenvolvimento neurológico e físico de cada criança.

2 Compreendi que cada criança é um ser humano individual, com ritmo de desenvolvimento particular de acordo com as condições proporcionadas, antes mesmo de sua gestação, pelo ambiente, pelas relações e experiências vividas até o ingresso e, durante sua passagem pela instituição de ensino. Entendi também que o professor não é um mero alfabetizador ou educador, ele precisa estar atento e sensível para compreender a situação de cada criança, para poder desenvolver condições adequadas de aprendizado de acordo com o nível de maturação e habilidades adquiridas.

3 Certamente. Através desses novos conhecimentos da neuroeducação, seremos capazes de identificar, analisar e superar dificuldades presentes na sala de aula, além de planejar atividades e ambientes adequados para um aprendizado mais eficiente e significativo para as crianças.

4 Considerei importante a colocação sobre avaliação. A ambiguidade presente no método avaliativo provoca frustração para ambas as partes: o professor se decepciona com o aluno e consigo mesmo por não atingir os resultados pretendidos, e o aluno, pela certeza que havia entendido o exercício, mas não ter sido compreendido pelo professor. Desse modo, na educação infantil é necessária, além da exclusão de ambiguidades, uma avaliação planejada conforme o desenvolvimento físico e neurológico de cada indivíduo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário