terça-feira, 22 de abril de 2014

Projeto de Intervenção - Camila Parpineli

Projeto
“Processo de Adaptação Escolar de crianças de 2 à 3 anos de idade”
Camila Parpineli Cavalcante
                             I.                Justificativa
Em torno dos dois aos três anos de idade a comunicação com crianças pode ser fortemente estimulada através de formas lúdicas de interação. Por intermédio do brincar e do simbólico a criança e capaz de significar e apreender o mundo a sua volta, incorporando conceitos. Essa interação promove também o desenvolvimento integral nos aspectos cognitivo, afetivo e social. A escola, os professores e os pares apresentam um papel preponderante e de suma importância nesse tipo de interação.
A adaptação ao ambiente escolar vêm acompanhada de muitos sentimentos conflitantes, a sensação de abandono e a principal delas, sendo expressada através do choro e da solicitação da presença da mãe, sendo este um momento que deve ser enfrentado pelos adultos (pais, professores e equipe escolar) com cautela e acolhimento. Portanto faz-se necessário a criação de um ambiente acolhedor e momentos planejados na rotina escolar que contemple as expressões de apego das crianças e de acolhimento e receptividade por parte dos adultos que trabalham na escola visando atender as necessidades das crianças.
Um importante recurso é o elo que pode ser criado através de um canal de comunicação e identificação com personagens que estão passando pelas mesmas situações a fim de proporcionar um modelo de superação para os conflitos pertinentes à fase de adaptação da criança ao universo escolar.
A criança neste contexto precisa de indícios para que seja capaz de significar de forma positiva e prazerosa a sua permanência na escola.

                            II.                Objetivo Geral
 Promover o acolhimento sadio e prazeroso de crianças de 2 a 3 anos ao ambiente escolar.

                           III.                Objetivos Específicos

·                   Lidar de maneira positiva com sentimentos e sensações do processo de adaptação escolar.
·                   Compreender a importância da escola para seu desenvolvimento.
·                   Entender que enquanto estiver na escola nunca estará ou ficará sozinha.
·                   Integrar-se à rotina escolar.
·                   Lidar com os instintos tais como egocentrismo e agressividade.
·                   Permanecer na escola sem chorar ou pedir a presença dos pais.

                          IV.                Procedimentos Didáticos:
Na primeira leitura as mães que estiverem presentes acompanhando seus filhos, sentam-se com eles.
Durante a leitura devem-se ressaltar pontos extremamentes relevantes, tais como:
·                    Que na escola as crianças nunca ficam sozinhas, elas estão sempre acompanhadas de um adulto (professora e equipe escolar) ou de um amiguinho.
·                    Na escola há sempre algo prazeroso a se fazer como brincar no parque, no tanque de areia, cantar, comer, pintar, etc.
·                    Na escola sempre se aprende algo novo.
Na segunda leitura os pais que estiverem presentes podem acompanhar a leitura, porém desta vez somente as crianças sentam em volta do tapete com a professora para participar.
Na segunda semana os pais devem começar a se retirar da sala e posteriormente da escola na medida do possível tanto para os pais quanto para as crianças, garantindo sempre que seja um processo menos doloroso e sofrível para a criança.
O “Cantinho de Casa” deverá ser um espaço para que a criança explore e utilize quando necessário, sem restrições num primeiro momento.
A atividade dos vasos deverá estimular e motivar as crianças à sairem do cantinho para participar das atividades, pararem de chorar e permanecer pelo menos um tempo sem chorar durante as atividades. À medida que forem atingindo essas expectativas vão recebendo frutas e frutos para colocarem no seu vaso.
Quando a professora perceber que a criança consegue permanecer na escola sem chorar ou solicitar a presença dos pais, entregará a árvore para que possa levar para casa e colocá-la em local de destaque. A árvore irá acompanhada de bilhete para os pais.
Fases do projeto:
1ª Semana
Segunda-Feira
Terça-Feira
Quarta-Feira
Quinta-Feira
Sexta-Feira
Posicionar o tapete mágico sobre o chão da sala ou fixado na parede como painel, em seguida fazer a leitura da história “Nicolau a escola é legal” colocando sobre o cenário do tapete os personagens confeccionados em feltro e velcro.

Repetir o procedimento anterior, porém desta vez as crianças auxiliarão na colocação dos personagens no tapete.

Solicitar aos pais presentes e aos ausentes através de bilhetes que enviem à escola um objeto do qual a criança goste para a construção do “Cantinho de Casa”.

2ª Semana
Segunda-Feira
Terça-Feira
Quarta-Feira
Quinta-Feira
Sexta-Feira
Realizar a roda da conversa para recontar e relembrar a história contada. Criar o “Cantinho de Casa” junto com as crianças e explicar como funcionará.
Representar com as crianças a despedida das mães, colocando as mães do lado de fora da sala de aula.
Entregar para cada criança o vaso, personalizado com seu nome e foto, confecionado em papel cartão com a árvore e colocá-los em um lugar reservado na sala e explicar que as árvores ganharão frutos conforme eles conseguirem ficar na escola e se divertirem sem precisar da presença dos pais.
Os pais começam a deixar as crianças sozinhas na escola e a premiação dos frutos nas árvores dos vasos começa.
Repete o procedimento da atividade anterior.
Momento de exploração do “Cantinho de Casa” e identificação dos peretences pelas crianças.
Repetição do procedimento da anterior e reconto da história até que cessem os choros e solicitações pelos pais.

                      V.                Avaliação
A avaliação será realizada individualmente por meio de análise de aspectos obervados e registrados na ficha de avaliação individual.
Ficha de Avaliação
Nome do aluno:____________________________
Idade: ___________________________________
Data do 1º dia de aula:______________________
1)           Demorou ______dias para parar de chorar quando deixado na escola.
2)           Os pais permaneceram junto com a criança por ____ dias.
3)           Demorou ______ dias para parar de solicitar os pais.
4)           Demonstra prazer e interesse pelo “Cantinho de Casa”?
                 Sim                                                                      Não   
5)          Demonstra interesse pela atividade do vaso?
                Sim                                               Não

                          VI.                Recursos
Livro: “Nicolau a escola é legal” de autoria de Angélica Christina, ilustrações de Letícia Lopes.
Tapete mágico: tapete de feltro de 100x140cm, decorado com os cenários:
-Sala de aula
-Parquinho
-Refeitório
Personagens confeccionados em feltro e velcro para serem adicionados ao cenário:
-Nicolau
-Mamãe
-Papai
-Amigos
-Professora
-Funcionários da escola
Vasos confeccionados em papel cartão, cada um contendo uma árvore também confeccionada em papel cartão e contendo também o nome e foto de cada criança grafado em letra bastão. Diferentes frutas e frutos impressos ou recortados em papéis coloridos.
Cópias de bilhetes para serem entregue aos pais.
                        VII.                Anexos
Bilhete para os pais para envio do material para elaboração do “Cantinho de Casa”
Queridos pais.
Favor enviar um objeto do qual seu filho goste muito (almofada, bonecos ou bonecas, travesseirinho, fotografia, etc).
Esses materiais serão utilizados na construção do ‘Cantinho de Casa” para que seu filho (a) possa amenizar as saudades de casa, quando assim o desejar ou precisar.
Obrigada
Bilhete para acompanhar a entrega do vaso quando encerrar o projeto.
Queridos pais.
Seu filho (a) está adapatado à rotina escolar. Esta árvore com seus frutos simbolizam o seu amadurecimento para esta nova etapa de sua vida. Cultivamos esta árvore por ___ dias. Abrace seu filho e o parabenize por isto, colocando esta árvore em um lugar de destaque na sua casa para que ele possa perceber sua conquista.
Obrigada pelo apoio.



Um comentário:

  1. Camila, gostei muito da sua proposta, principalmente porque ela prevê um envolvimento da família na atividade. Esta prática aproxima escola / família e permite ao aluno vivenciar situações de socialização e contato com a leitura; Um abraço..Vera

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