Projeto
“Processo
de Adaptação Escolar de crianças de 2 à 3 anos de idade”
Camila
Parpineli Cavalcante
I.
Justificativa
Em
torno dos dois aos três anos de idade a comunicação com crianças pode ser
fortemente estimulada através de formas lúdicas de interação. Por intermédio do
brincar e do simbólico a criança e capaz de significar e apreender o mundo a
sua volta, incorporando conceitos. Essa interação promove também o
desenvolvimento integral nos aspectos cognitivo, afetivo e social. A escola, os
professores e os pares apresentam um papel preponderante e de suma importância
nesse tipo de interação.
A
adaptação ao ambiente escolar vêm acompanhada de muitos sentimentos
conflitantes, a sensação de abandono e a principal delas, sendo expressada
através do choro e da solicitação da presença da mãe, sendo este um momento que
deve ser enfrentado pelos adultos (pais, professores e equipe escolar) com
cautela e acolhimento. Portanto faz-se necessário a criação de um ambiente
acolhedor e momentos planejados na rotina escolar que contemple as expressões
de apego das crianças e de acolhimento e receptividade por parte dos adultos
que trabalham na escola visando atender as necessidades das crianças.
Um
importante recurso é o elo que pode ser criado através de um canal de comunicação
e identificação com personagens que estão passando pelas mesmas situações a fim
de proporcionar um modelo de superação para os conflitos pertinentes à fase de
adaptação da criança ao universo escolar.
A
criança neste contexto precisa de indícios para que seja capaz de significar de
forma positiva e prazerosa a sua permanência na escola.
II.
Objetivo
Geral
Promover o acolhimento sadio
e prazeroso de crianças de 2 a 3 anos ao ambiente escolar.
III.
Objetivos
Específicos
·
Lidar de maneira positiva com sentimentos e
sensações do processo de adaptação escolar.
·
Compreender a importância da escola para seu
desenvolvimento.
·
Entender que enquanto estiver na escola nunca
estará ou ficará sozinha.
·
Integrar-se à rotina escolar.
·
Lidar com os instintos tais como egocentrismo
e agressividade.
·
Permanecer na escola sem chorar ou pedir a
presença dos pais.
IV.
Procedimentos
Didáticos:
Na primeira leitura as mães
que estiverem presentes acompanhando seus filhos, sentam-se com eles.
Durante a leitura devem-se
ressaltar pontos extremamentes relevantes, tais como:
·
Que na escola as crianças nunca ficam
sozinhas, elas estão sempre acompanhadas de um adulto (professora e equipe
escolar) ou de um amiguinho.
·
Na escola há sempre algo prazeroso a se fazer
como brincar no parque, no tanque de areia, cantar, comer, pintar, etc.
·
Na escola sempre se aprende algo novo.
Na segunda leitura os pais
que estiverem presentes podem acompanhar a leitura, porém desta vez somente as
crianças sentam em volta do tapete com a professora para participar.
Na segunda semana os pais
devem começar a se retirar da sala e posteriormente da escola na medida do
possível tanto para os pais quanto para as crianças, garantindo sempre que seja
um processo menos doloroso e sofrível para a criança.
O “Cantinho de Casa” deverá
ser um espaço para que a criança explore e utilize quando necessário, sem
restrições num primeiro momento.
A atividade dos vasos deverá
estimular e motivar as crianças à sairem do cantinho para participar das
atividades, pararem de chorar e permanecer pelo menos um tempo sem chorar
durante as atividades. À medida que forem atingindo essas expectativas vão
recebendo frutas e frutos para colocarem no seu vaso.
Quando a professora perceber
que a criança consegue permanecer na escola sem chorar ou solicitar a presença
dos pais, entregará a árvore para que possa levar para casa e colocá-la em
local de destaque. A árvore irá acompanhada de bilhete para os pais.
Fases
do projeto:
1ª
Semana
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Segunda-Feira
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Terça-Feira
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Quarta-Feira
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Quinta-Feira
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Sexta-Feira
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Posicionar o tapete mágico sobre o chão da
sala ou fixado na parede como painel, em seguida fazer a leitura da história
“Nicolau a escola é legal” colocando sobre o cenário do tapete os personagens
confeccionados em feltro e velcro.
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Repetir o procedimento anterior, porém
desta vez as crianças auxiliarão na colocação dos personagens no tapete.
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Solicitar aos pais presentes e aos ausentes
através de bilhetes que enviem à escola um objeto do qual a criança goste
para a construção do “Cantinho de Casa”.
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2ª Semana
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Segunda-Feira
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Terça-Feira
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Quarta-Feira
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Quinta-Feira
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Sexta-Feira
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Realizar
a roda da conversa para recontar e relembrar a história contada. Criar o
“Cantinho de Casa” junto com as crianças e explicar como funcionará.
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Representar com as crianças a despedida das
mães, colocando as mães do lado de fora da sala de aula.
Entregar para cada criança o vaso,
personalizado com seu nome e foto, confecionado em papel cartão com a árvore
e colocá-los em um lugar reservado na sala e explicar que as árvores ganharão
frutos conforme eles conseguirem ficar na escola e se divertirem sem precisar
da presença dos pais.
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Os pais começam a deixar as crianças
sozinhas na escola e a premiação dos frutos nas árvores dos vasos começa.
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Repete o procedimento da atividade
anterior.
Momento de exploração do “Cantinho de Casa”
e identificação dos peretences pelas crianças.
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Repetição do procedimento da anterior e
reconto da história até que cessem os choros e solicitações pelos pais.
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V.
Avaliação
A avaliação será realizada individualmente por meio de
análise de aspectos obervados e registrados na ficha de avaliação individual.
Ficha de Avaliação
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Nome do
aluno:____________________________
Idade:
___________________________________
Data do 1º dia de
aula:______________________
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1)
Demorou ______dias para parar de
chorar quando deixado na escola.
2)
Os pais permaneceram junto com a
criança por ____ dias.
3)
Demorou ______ dias para parar de
solicitar os pais.
4)
Demonstra prazer e interesse pelo
“Cantinho de Casa”?
Sim Não
5) Demonstra interesse pela atividade do
vaso?
Sim Não
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VI.
Recursos
Livro: “Nicolau a escola é legal” de autoria de Angélica
Christina, ilustrações de Letícia Lopes.
Tapete mágico: tapete de feltro de 100x140cm, decorado
com os cenários:
-Sala de aula
-Parquinho
-Refeitório
Personagens confeccionados em feltro e velcro para serem
adicionados ao cenário:
-Nicolau
-Mamãe
-Papai
-Amigos
-Professora
-Funcionários da escola
Vasos confeccionados em papel cartão, cada um contendo
uma árvore também confeccionada em papel cartão e contendo também o nome e foto
de cada criança grafado em letra bastão. Diferentes frutas e frutos impressos
ou recortados em papéis coloridos.
Cópias de bilhetes para serem entregue aos pais.
VII.
Anexos
Bilhete para os pais para
envio do material para elaboração do “Cantinho de Casa”
Queridos pais.
Favor enviar um objeto do
qual seu filho goste muito (almofada, bonecos ou bonecas, travesseirinho,
fotografia, etc).
Esses materiais serão
utilizados na construção do ‘Cantinho de Casa” para que seu filho (a) possa
amenizar as saudades de casa, quando assim o desejar ou precisar.
Obrigada
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Bilhete para acompanhar a
entrega do vaso quando encerrar o projeto.
Queridos pais.
Seu filho (a) está
adapatado à rotina escolar. Esta árvore com seus frutos simbolizam o seu
amadurecimento para esta nova etapa de sua vida. Cultivamos esta árvore por
___ dias. Abrace seu filho e o parabenize por isto, colocando esta árvore em
um lugar de destaque na sua casa para que ele possa perceber sua conquista.
Obrigada pelo apoio.
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Camila, gostei muito da sua proposta, principalmente porque ela prevê um envolvimento da família na atividade. Esta prática aproxima escola / família e permite ao aluno vivenciar situações de socialização e contato com a leitura; Um abraço..Vera
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