segunda-feira, 21 de abril de 2014

Projeto de Intervenção - Luciana Fonseca

Nome: Luciana Reis Fonseca
Título: A cada passo uma palavra

1.POR QUÊ?
            De acordo com as primeiras observações realizadas e após conversa com as Agentes de Desenvolvimento Infantil – ADI`s – responsáveis, percebeu-se que as crianças do Berçário e do Grupo 1, ficam com pouca atividade durante o período do banho. Enquanto um toma banho as demais ficam na sala brincando e aguardando o seu momento. A partir desta constatação foi pensado realizar atividades, que possam desenvolver a expressão oral e o movimento, durante este período.

1.ONDE?
            As atividades serão realizadas com as crianças do Grupo 1 do Centro de Convivência Infantil Gente Miúda.

2º. PARA QUÊ?
·         Ampliar a expressão oral e o vocabulário das crianças do Grupo 1;

3º. O QUÊ? SOBRE O QUÊ?         
            Serão realizadas atividades que procurem ampliar o repertório de palavras, estimulando a fala e a descoberta de novos modos de se expressar com as crianças do Grupo 1.

4º. COMO?
            Para que se possa atingir os objetivos propostos serão realizadas uma série de atividades, de curta duração, utilizando o intervalo de tempo para banho, propiciando a ampliação da expressão oral e do vocabulário e também trabalhando o movimento e as sensações.
            Algumas sugestões de atividades:
·         Histórias com fantoches;
·         Caixa Secreta;
·         Música / Trava língua;
·         Livro em 3D
·         Repetição de sons diversos do próprio corpo ou instrumentos (Barbatuques);
·         Observação de figuras e relato sobre o que está vendo;

5º. COM O QUÊ?
·         Cd`s de música infantil;
·         Livros de história infantil;
·         Caixa Surpresa;
·         Livro em 3D;
·         Figuras diversas;

6º. COM QUEM?
            As atividades serão realizadas por mim com o apoio das ADI`S responsáveis pelo Berçário e pelo Grupo 1.

7º. QUANDO?
            As atividades serão realizadas ao longo do estágio.

8º. QUANTO? QUAL?

            Pretende-se desenvolver o vocabulário das crianças que já falam e ajudar as que ainda não se expressam oralmente a emitir suas primeiras palavras.

Um comentário:

  1. Luciana, sua proposta é coerente com a faixa etária das crianças envolvidas e apresenta objetivos claros e bem definidos. Todos os espaços podem e devem ser usados para ampliar o repertório das crianças, por isso sua sugestão pode trazer ótimos resultados. Um abraço....Vera

    ResponderExcluir