terça-feira, 22 de abril de 2014

Projeto de Intervenção - Cecília Nomiso

1 INTRODUÇÃO

            O eixo temático Natureza e Sociedade é um grande articulador dos objetos de conhecimento presente no Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil.
O público alvo serão crianças entre três e quatro anos, Jardim I e Jardim II respectivamente, de uma escola de Educação Infantil pertencente à Rede Municipal de Ensino de Bauru. O presente projeto propõe atividades relacionadas ao meio ambiente, com ênfase nas classificações básicas dos animais, envolvendo os diversos eixos de maneira interdisciplinar e contextualizada aos saberes prévios dos alunos.
            Para atingir o aprendizado, a criança precisa compreender a situação experimentada e sentida, em momentos individuais e coletivos. Nessa fase, proporcionar atividades lúdicas auxilia no processo ensino-aprendizagem por ser um meio significativo e espontâneo no seu cotidiano, possibilitando a efetivação da educação de forma prazerosa e qualificada. A proposta traz atividades lúdicas como contação de história, jogos e brincadeiras que ampliam o repertório de conhecimento sobre seu entorno, a convivência em grupo e o desenvolvimento das diversas habilidades como a cognição, expressão, linguagem e movimentos.


           
2 JUSTIFICATIVA

A criança é um ser movido pela curiosidade e interesse e é papel de seu orientador proporcionar experiências que possibilitem a descoberta de novos conhecimentos e a ampliação de seus saberes prévios. O enfoque no tema Natureza e Sociedade permitirá a construção de conhecimentos práticos, por meio do contato entre mundo familiar da criança e novas vivências.
Nesse sentido, pretende-se trabalhar de forma interdisciplinar o projeto: “ANIMAIS E SEUS HABITATS” na educação infantil para as crianças de faixa etária entre três e cinco anos, contemplando as áreas de matemática, linguagem oral e escrita, artes visuais, a criança e o movimento e música, no intuito de expandir seu repertório e habilidades. De acordo com o Referencial Curricular Nacional para a educação Infantil (1998, p.171):

Na medida em que se desenvolve e sistematiza conhecimentos relativos à cultura, a criança constrói e reconstrói noções que favorecem mudanças no seu modo de compreender o mundo, permitindo que ocorra um processo de confrontação entre suas hipóteses e explicações com os conhecimentos culturalmente difundidos nas interações com os outros, com os objetos e fenômenos e por intermédio da atividade interna e individual.

Assim, diversas aptidões sensoriais, expressivas, físicas, intelectuais e cognitivas podem ser desenvolvidas nas crianças por meio das interações entre pares ou com adultos, sobre assuntos experimentados ou de pouco conhecimento, ampliando o conhecimento de mundo, natureza e sociedade.


3 OBJETIVO GERAL

 Ampliar o conhecimento sobre as diferentes espécies de animais e seus habitats de modo a abranger as temáticas propostas no Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil. Estimular a concentração nas atividades.

3.1 Objetivos específicos

3.1.1 Natureza e Sociedade
·         Conhecer as diferentes classificações do reino animal (mamíferos, aves, peixes, répteis, anfíbios, selvagens e domésticos);
·         Aprofundar os conhecimentos sobre animais domésticos;
·         Relacionar cada grupo com seu habitat natural.
3.1.2 Matemática
·         Compreender as regras do jogo TANGRAM;
·         Estimular a capacidade de resolução de problemas;
·         Utilizar as formas geométricas na construção de representações de animais.
3.1.3 Artes Visuais
·         Representar e expressar a imagens de animais presentes na história: “Os animais do Mundinho” (BELLINGHAUSEN, 2007) por meio de TANGRAM;
·         Confeccionar um livro a partir da reconstrução da história “Os animais do Mundinho” (Jardim II – quatro e cinco anos) utilizando a técnica do TANGRAM;
·        Construir um painel dos animais domésticos (Jardim I – três e quatro anos) por figuras feitas a partir do TANGRAM;
3.1.4 A criança e o movimento
·         Representar os movimentos e sons emitidos pelos dos animais por meio de imitação.
3.1.5 Linguagem oral e escrita
·         Expressar de forma oral a reprodução da história;
·         Ampliar o repertório de vocabulário;
·         Apresentar leitura de imagem;
·         Relacionar imagem e texto.


4 PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS

            O desenvolvimento das atividades será previsto de acordo com o cronograma:
Primeiro dia: Passar um vídeo sobre a história do TANGRAM para apresentar o jogo às crianças, contextualizando sua origem em uma sociedade distante e em um tempo diferente das quais elas conhecem. Enfatizar sua construção por formas geométricas e cores relacionando a objetos presentes na sala de aula. Proporcionar um primeiro contato com as peças de TANGRAM em uma produção livre.
Segundo dia: Realizar a leitura do livro “Os animais do Mundinho” da autora Ingrid Biesemeyer Bellinghausen, relacionando os conhecimentos prévios dos alunos com algumas definições mais complexas presentes no texto. Representar a história com o jogo TANGRAM, de acordo com suas regras e complementar a produção com desenho, conforme a disponibilidade de tempo.
Terceiro dia: Resgatar o trabalho realizado no dia anterior relembrando os novos conhecimentos adquiridos. Propor à turma a construção de um livro por meio de trabalho coletivo, dividindo grupos por categorias de animais para as crianças do Jardim II. Para a turma de Jardim I, sugerir a confecção de um painel de animais domésticos/selvagens em papel manilha com ilustração do ambiente.
Quarto dia: Utilizando a produção coletiva, realizar atividades lúdicas como brincadeiras de mímicas e imitações dos animais. Por meio de leitura de imagens fazer jogos de conexão imagem-palavra utilizando cartas e crachás.
           

5 MATERIAIS
1.    Livro “Os animais do Mundinho” da autora Ingrid Biesemeyer Bellinghausen;     
     2.  Jogos de TANGRAM em papel dobradura e em EVA em quantidades suficientes para a turma;
       3.    Folhas de papel manilha;   
       4.    Cola branca;
       5.    Lápis de cor;
       6.    Cartões com figuras de animais;
       7.    Crachás com nomes dos animais;
       8.    Folhas de sulfite;
       9.    Folhas A4 coloridas;
      10. Aparelho DVD e TV;
      11. Régua;
      12. Canetas hidrográficas coloridas.
        

6 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

            O desenvolvimento da criança está profundamente ligado à sua interação com o mundo. Cabe aos educadores e cuidadores, proporcionarem experiências adequadas à sua fase de consciência envolvendo aos mais variados tipos de fenômenos, linguagem, objetos e relações. Conforme o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil (1998, p. 169):

Nos primeiros anos de vida, o contato com o mundo permite à criança construir conhecimentos práticos sobre seu entorno, relacionados à sua capacidade de perceber a existência de objetos, seres, formas, cores, sons, odores, de movimentar-se nos espaços e de manipular os objetos. Experimenta expressar e comunicar seus desejos e emoções, atribuindo as primeiras significações para os elementos do mundo e realizando ações cada vez mais coordenadas e intencionais, em constante interação com outras pessoas com quem compartilha novos conhecimentos.

            Esses novos conhecimentos promovem além da compreensão do meio no qual habita, como seu autoconhecimento, percebendo gradativamente seu papel e dever na sociedade.  As práticas pedagógicas na educação infantil, segundo as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (2010), propõem o trabalho com eixos norteadores, ressaltando a importância de garantir experiências por meio de interações e brincadeiras. Estas, enfocam a autonomia da criança nas atividades individuais e coletivas nos diferentes grupos culturais, assim como nas diversificadas manifestações artísticas na qual ela está envolvida. Jogos e brincadeiras são meios lúdicos capazes de impulsionar a aprendizagem de qualidade onde:
[...] 12.7 organizam atividades nas quais bebês e crianças desenvolvam a imaginação, a curiosidade e a capacidade de expressão em suas múltiplas linguagens (linguagem dos gestos, do corpo, plástica verbal, musical, escrita, virtual);[...]
12.9 realizam atividades nas quais bebês e crianças sejam desafiados à ampliar seus conhecimentos a respeito do mundo da natureza e da cultura;
12.10 organizam situações nas quais seja possível que bebês e crianças diversifiquem atividades, escolhas e companheiros de interação;
12.11 criam condições favoráveis à construção do autoconceito e da identidade pela criança em um ambiente que expresse e valorize a diversidade estética e cultural própria da população brasileira [...] (PARÂMETROS NACIONAIS DE QUALIDADE PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL, 2006, p. 40).

            Desataca-se também, o incentivo ao desafio às habilidades das crianças de maneira a desenvolver a capacidade abstrata utilizadas em atividades de resolução de problemas e de interação social:

A ideia de trabalhar com jogos é para aproveitar a curiosidade natural da criança e fazê-la interagir com ambientes propícios para o seu desenvolvimento, produzindo situações em que a criança deve descrever objetos, animais ou o próprio organismo; como atuam ou como funcionam; como se parecem; como e onde se localizam; quantos são; qual sua periodicidade, seu ritmo e sua velocidade de funcionamento e assim por diante. Juntamente com as habilidades de comunicação, atenção e compreensão, memorização, imitação e de seguir instruções, os conceitos relativos a espaço, tempo e quantidade são centrais à aprendizagem que a escola considera fundamentais (SILVA & KODAMA, 2004, p. 1-2).

Esse extenso trabalho pedagógico também deve ser acompanhado e avaliado constantemente permitindo a verificação do desenvolvimento dos educandos por meio de observações críticas e registros múltiplos realizados por adultos e crianças. Desse modo, educadores e educandos poderão reconhecer suas falhas ou deficiências, e permitirá a reflexão da maneira mais eficaz, adequada e contextualizada no processo ensino aprendizagem de qualidade.

7 AVALIAÇÃO

 O desempenho e participação das crianças serão observados e registrados diariamente, acompanhando dessa maneira, a interação e desenvolvimento das habilidades. Terá como intuito, refletir sobre ação pedagógica e comportamento do aluno visando melhoria no processo ensino-aprendizagem.


REFERÊNCIAS


A HISTÓRIA DO TANGRAM. Acesso em: 12 de abril de 2014. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=ehkMez--nfM

BELLINGHAUSEN, I, B. Os animais do mundinho. São Paulo: DCL. 2007.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria da Educação Básica. Diretrizes curriculares nacionais para a educação infantil. Brasília, DF: MEC/SEB, 2010.

______. Ministério da Educação. Secretaria da Educação Básica. Parâmetros nacionais de qualidade para a educação infantil. v. 2. Brasília, DF: MEC/SEB, 2006.

______. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Referencial curricular nacional para a educação infantil. v. 3. Brasília, DF: MEC/SEF, 1998.

SILVA, A. P. & KODAMA, H. M. Y.  Atividades com jogos para explorar a matemática na educação infantil.  2004. Acesso em: 12 de abril de 2014, disponível em:



Um comentário:

  1. Cecília, sua proposta está bem estruturada e com muitos detalhes. É muito importante essa visão de envolver o aluno como sujeito do aprendizado, proporcionando a ele momentos práticos de vivenciar as situações citadas. Sucesso neste projeto!
    Vera

    ResponderExcluir