domingo, 13 de abril de 2014

Reunião Orientadora de Projetos de Intervenção

Pessoal, bom dia!

Nosso encontro de hoje foi para conversarmos sobre como está o andamento dos projetos para serem aplicados nas escolas durante o período de estágio. Vamos postar aqui no blog as ideias de cada integrante.

Carla
Fui a primeira a falar minha ideia que será sobre Alfabetização. Para trabalhar esse tema será utilizado Contos. O projeto poderá ser aplicado com turmas de 4 a 5 anos, talvez repetir o projeto com 3 ou 4 turmas. Dependendo do cronograma tentarei trabalhar durante 2 ou 3 aulas. 
A professora Verinha disse que primeiramente é preciso selecionar qual o conto mais adequado à se trabalhar e a partir do conto expandir para outras atividades como: pintura, desenho, jogos e etc.
Durante essa semana efetuarei uma pesquisa dos contos e postarei aqui no blog aqueles que forem selecionados.

Camila
Pensei em fazer um projeto de adaptação com histórias, provavelmente a história escolhida será a "Nicolau vai à Escola". Pensei em fazer com fantoches ou dedoches para exemplificar melhor a contação. A Professora Verinha deu a dica que talvez o trabalho com Fantoches ao invés de dedoches seja mais atrativo para crianças pequenas, pois chamam mais atenção dos alunos e também a mudança e entonação de voz para servir como estímulo é bem interessante.
Outra ideia foi o "Tapete de Velcro" que serve também nas contações de história. Nesse tapete tem desenhos feitos em alto relevo sobre todo o ambiente da escola ilustrando a rotina escolar. Durante a semana estruturarei melhor a ideia e postarei aqui no blog.

Naiara
Na escola que escolhi existem 5 salas que posso aplicar o projeto. Pensei talvez em trabalhar projetos diferentes em cada sala e também em realizar uma atividade com duas salas juntas para integrar os alunos. A percepção, tato, olfato e paladar provavelmente será meu tema. A Professora Verinha ficou de enviar um modelo de projeto sobre esse tema para que possa me auxiliar no embasamento do meu projeto. A caixa de blocos lógicos também pode ser utilizada, porém tenho que verificar se tem mais de um jogo já que a turma é grande. 
Já com o maternal pesquisei sobre movimentos, yoga e contação de histórias. Essa é uma ideia que preciso elaborar melhor, pois abrange movimentos e relaxamento. Já tive a dica de um livro que fala sobre essas áreas. Irei postar o modelo de projeto no blog nas próximas semanas.

Miriane
Primeiramente contei a professora que estou grávida, pois preciso adaptar meus horários conforme as consultas médicas. A escola já aprovou meu estágio e estou pensando em fazer sobre contação de histórias no berçário, já que em conversa com as responsáveis pela escola essa é a necessidade no momento. 
A Professora Verinha vai separar materiais que podem ser utilizados no estágio.
Outros dois pontos poderiam ser sobre histórias para a hora do soninho com músicas suaves de relaxamento e técnicas para auxiliar as atendentes a efetuar um melhor atendimento na escola. Também irei pesquisar mais e postar o projeto no blog.


Daiana
A escola a ser aplicada o projeto é uma escola rural. A aprovação do estágio demorou um pouco para ser aprovada, por esse motivo estarei começando as atividades durante a próxima semana. Como ainda não conheço a sala de aula que trabalharei não sei quais são as necessidades dos alunos. A partir desse momento de observação poderei elaborar uma proposta que postarei aqui no blog. O que já conheço é que a escola é distante da cidade e talvez alguma atividade cultural seja a escolhida. 

Daniela
Conversei com a professora sobre a reposição de 4 horas que eu não compareci, resolvemos que irei repor na própria escola. O meu tema seria sobre movimento, abrangendo circuitos que possibilitem o desenvolvimento das crianças. O projeto poderá ser aplicado em 4 salas de aulas. Durante a semana já irei começar na escola e postarei as informações no blog.

Cecília
Farei minha intervenções em turmas de Jardim I e Jardim II sobre o tema meio ambiente, requerido pelas professoras. Irei trabalhar baseada no livro: Os animais do Mundinho, de Ingrid Biesemeyer Bellinghausen, realizando contação de história, representação por meio de jogos e brincadeiras e reprodução da história em painéis utilizando o jogo Tangram. Terei como foco os animais domésticos que são mais próximos ao contexto da criança e pretendo ampliar para os demais grupos existentes conforme a disponibilidade de tempo.

Luciana
Minha intervenção irá ocorrer com o Berçário e o Grupo 1 no CCI da Unesp. Expliquei para a Verinha que as crianças tem um tempo livre, no horário do banho, enquanto uma toma banho as outras ficam juntas e eu pretendo trabalhar atividades que desenvolvam a Expressão Oral e o Movimento com elas. A Verinha sugeriu atividades com fantoche, música, "caixa secreta", entre outras. Eu preciso agora realizar um cronograma com as atividades e como elas serão desenvolvidas.

Por hoje foi isso pessoal. Aguardem as próximas postagens!

Nenhum comentário:

Postar um comentário