segunda-feira, 21 de abril de 2014

Projeto de Intervenção - Miriane Justo

Nome: Miriane Soares Justo
Título: Crescendo com histórias

1.POR QUÊ?
            Após realizar uma visita à escola e conversar com a diretora e coordenadora do espaço bem como ver a realidade das salas de aula dos berçários, observa-se a necessidade de aplicar atividades lúdicas e de interação durante momentos como o banho  e a hora de dormir. Um outro ponto importante é a elaboração de um material para as atendentes, para que o projeto possa continuar vivo mesmo ao término do estágio e também a confecção de materiais como aventais para contação de histórias. 

1.ONDE?
            Os momentos de contação de história serão realizadas com duas turmas de berçário em CEI Rafaela Cristina Francisco Benato na cidade de Botucatu - SP.

2º. PARA QUÊ?
                        Estimular o desenvolvimento da atenção e começar a trabalhar a identidade social e cultural da criança.

3º. O QUÊ? SOBRE O QUÊ?         
            As atividades realizadas terão como foco as reações da criança nos momentos em que ouve uma história, explorando suas expressões nos diversos momentos a partir do uso de diferentes instrumentos.

4º. COMO?
As atividades de contação de história serão realizadas por vários dias em diversos momentos com uma curta duração: a recepção dos alunos, a preparação para a hora de dormir, o momento do banho e da troca de fraudas, com o intuito de provocar e observar a reação dos bebês.
Algumas ideias de atividades:
·         Histórias com fantoches e aventais;
·         Manusear livros;
·         Músicas cantadas e instrumentais;
·         Livros de pano, em tamanhos e formatos diferentes, livros de plástico para banho, livros pop-up, livros sonoros;
·         Ler histórias e representar histórias.

5º. COM O QUÊ?
·         Cd`s de músicas infantis e instrumentais;
·         Livros infantis;
·        Fantoches e aventais de contação de histórias.;

6º. COM QUEM?
As atividades serão realizadas com duas turmas de berçário pelas atendentes e assistentes a partir do meu suporte e orientações da professora do estágio na faculdade.

7º. QUANDO?
As atividades serão realizadas ao longo do estágio.

8º. QUANTO? QUAL?

Espera-se provocar reações como riso, espanto e satisfação nos bebês de até um ano e nos maiores o início de uma conversa sobre as histórias; formar o gosto pela leitura. 

Um comentário:

  1. Miriane, essa preocupação de adequar a proposta à faixa etária das crianças, usando o lúdico é muito importante, procurando sempre criar momentos de interação com a turma. Siga firme neste objetivo!
    Um abraço....Vera

    ResponderExcluir