O que é ser um Bom Professor
Segundo Chaves, um Bom Professor primeiramente precisa
entender a axiologia (teoria dos valores) e conhecer profundamente o homem, sua
relação com a natureza, com sua cultura e sua trajetória histórico-social.
Na escola onde sua prática educativa é formal, visa a
humanização de seus alunos proporcionando o conhecimento dos valores humanos
como da liberdade, da verdade, da ética, da moral da ciência entre outros.
Situa-os no mundo e apresenta a necessidade de conhecer seus valores para assim
aprender a priorizá-los e aplicá-los justamente. É auxiliador na preparação dos
educandos para estarem aptos aos acontecimentos e problemas do cotidiano
humano.
Em seu trabalho não material, a produção do saber,
precisa dominar além de sua modalidade específica, possuir diversos
conhecimentos como: sensível/afetivo, intelectual/racional, artístico,
axiológico, teórico/prático, tecnológico, religioso, etc., para possibilitar o
ingresso dos educandos de forma adequada à sociedade humana.
O trabalho pedagógico realizado requer uma distinção
entre conteúdos essenciais, fundamentais e clássicos, daqueles de segunda
importância, apresentando formas adequadas de desenvolvimento.
Diante a essas posições da autora, um Bom Professor
adotaria a concepção filosófica crítica, podendo dessa forma, entender o
contexto histórico onde o aluno está inserido para sanar seus problemas
educacionais, propiciando acesso ao saber elaborado e à descoberta de formas
adequadas para atingir o objetivo.
A prática pedagógica baseada no vínculo contínuo da
educação e da sociedade parte de uma prática social problematizada onde
professor e aluno produzem juntos com a finalidade de atingir uma forma
superior de conhecimento.
Conhecedor
da história de seu educando, o Bom professor relaciona-se dialeticamente,
propondo uma nova forma de conseguir superar a realidade e alcançar os
conhecimentos científicos, culturais e artísticos. Busca difundir a humanização
entre os homens por meio da práxis.
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