segunda-feira, 29 de abril de 2013

Síntese final a luz do texto: Bases Teóricas da Educação de Adriana Josefa Ferreira Chaves.

O que é ser um Bom Professor


Segundo Chaves, um Bom Professor primeiramente precisa entender a axiologia (teoria dos valores) e conhecer profundamente o homem, sua relação com a natureza, com sua cultura e sua trajetória histórico-social.
Na escola onde sua prática educativa é formal, visa a humanização de seus alunos proporcionando o conhecimento dos valores humanos como da liberdade, da verdade, da ética, da moral da ciência entre outros. Situa-os no mundo e apresenta a necessidade de conhecer seus valores para assim aprender a priorizá-los e aplicá-los justamente. É auxiliador na preparação dos educandos para estarem aptos aos acontecimentos e problemas do cotidiano humano.
Em seu trabalho não material, a produção do saber, precisa dominar além de sua modalidade específica, possuir diversos conhecimentos como: sensível/afetivo, intelectual/racional, artístico, axiológico, teórico/prático, tecnológico, religioso, etc., para possibilitar o ingresso dos educandos de forma adequada à sociedade humana.
O trabalho pedagógico realizado requer uma distinção entre conteúdos essenciais, fundamentais e clássicos, daqueles de segunda importância, apresentando formas adequadas de desenvolvimento.
Diante a essas posições da autora, um Bom Professor adotaria a concepção filosófica crítica, podendo dessa forma, entender o contexto histórico onde o aluno está inserido para sanar seus problemas educacionais, propiciando acesso ao saber elaborado e à descoberta de formas adequadas para atingir o objetivo.
A prática pedagógica baseada no vínculo contínuo da educação e da sociedade parte de uma prática social problematizada onde professor e aluno produzem juntos com a finalidade de atingir uma forma superior de conhecimento.
Conhecedor da história de seu educando, o Bom professor relaciona-se dialeticamente, propondo uma nova forma de conseguir superar a realidade e alcançar os conhecimentos científicos, culturais e artísticos. Busca difundir a humanização entre os homens por meio da práxis. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário