BASEADAS
NO LIVRO DE MARIA ISABEL CUNHA: O BOM PROFESSOR E SUAS PRÁTICAS
PEDAGOGOS AVENTUREIROS
Por meio de entrevista de pessoas ligadas ao meio
educacional, o grupo representou uma versão atual (com slides e fotos) das
entrevistas apresentadas no livro, demonstrando que a essência do Bom Professor
não diverge apesar da mudança de gerações e sim, habilidades muitas vezes
herdadas de seus mestres.
Foram
trabalhados diversos pontos importantes como conteúdo, didática e valores. O
Bom Professor além de dominar os conteúdos a serem ensinados aos seus alunos
deve estar atualizado e buscar uma prática adequada a eles, não se descuidando
em transmitir valores sociais e culturais que estão se perdendo nos dias
atuais.
Entrevistas
com pessoas de áreas distintas da educação poderiam ter enriquecido e colaborado
com opiniões e depoimentos diferentes.
MIRA
O grupo explorou meios áudio visuais, grande aliado para o
professor inovador, para a explicação do conteúdo. Apresentaram uma aula
moderna, com recursos tecnológicos e instigando os alunos a buscar
conhecimentos pelas dúvidas corriqueiras do dia a dia, por uma professora
visivelmente tradicional, com elementos muito utilizados na época, como a régua
de madeira para amedrontar as crianças.
Criticando o
método tradicional de ensino, seguiram fielmente as informações contidas na
internet, sem modificá-las, transferindo o conteúdo dos livros para os slides e
depois, exibiram um vídeo com um exemplo de Bom Professor, aquele que provoca e
planta a dúvida e curiosidade na mente do aluno, relacionando-os com seu meio,
tornando a aprendizagem significativa e prazerosa.
Apesar de
cotar o interesse do professor nos seus saberes específicos e no
desenvolvimento de seus alunos, notou se pouca participação dos integrantes
grupo na hora da apresentação.
UNIÃO
Fazendo jus
ao nome, os integrantes apresentaram um trabalho resultante da união de
esforços onde cada membro realizou uma entrevista com um educador marcante em suas
vidas. Os diversos depoimentos revelam as qualidades que um Bom Professor tem
com seus alunos: saber transmitir segurança e conforto, valorizá-los, trabalhar
todas as possibilidades, entender as necessidades, ensinar os conteúdos com
clareza e convicção.
Uma semelhança
muito grande pôde ser percebida nos relatos, e deles chegamos à conclusão que
um Bom Professor é um agente transformador tanto na parte intelectual como no
lado afetivo e humano do educando. As palavras de profissionais veteranos na
área certamente proporcionarão reflexões sobre o nossa futura maneira de atuar
como professores
Alguns
problemas técnicos de origem inesperada prejudicaram a exposição dos
depoimentos e levaram o exceder o tempo limite.
PEDAGOGIA EM AÇÃO
O poema recitado em forma de jogral
foi uma maneira muito interessante e criativa de representar o Bom Professor.
Seu conteúdo está repleto de habilidades necessárias à boa prática pedagógica como
estimular e ser o exemplo para os alunos.
Alertam que somente a formação institucional
não é capaz de formar um profissional competente, mas fatores como a educação
familiar e a sociedade onde foi humanizado será responsável pela sua atuação. A
crítica ao sistema educacional atual menciona a realidade comum, geradora de
pessoas alienadas e sem valores humanos, manipuláveis facilmente pelo governo.
Os membros
não apresentaram o logotipo do grupo, requisito para todas as apresentações.
MENINAS NA MUDANÇA DO APRENDER
Através de
depoimentos gravados em vídeo, graduandos de cursos de licenciaturas demonstraram
consciência plena de como devem agir em sala de aula, possibilitando aos alunos
diversas formas de obtenção e construção de saberes.
O curto
depoimento da professora de educação infantil relatou um ponto importante na
carreira como profissional da educação: ter prazer em ensinar e vibrar com os
avanços conquistados por seus alunos.
O imprevisto
com o material da apresentação casou grande atraso para início da exposição.
Falta de organização.
TOUCH DOWN
Uma paródia
da música Asa Branca expressou o entendimento sobre as habilidades de presente
em um Bom Professor. Com acompanhamento de instrumentos musicais e música ao
vivo o grupo apresentou uma necessidade dentro da sala de aula, a de ousar para
proporcionar uma melhor significação de conhecimentos para o aluno.
Frisaram a
prática como um recurso eficiente e que esta quando parte de pontos e fatos do
cotidiano, pode ser assimilada com mais facilidade, servindo posteriormente
como ponto de ligação para novos saberes e descobertas.
Os membros
não apresentaram o logotipo do grupo, requisito para todas as apresentações.
Nenhum comentário:
Postar um comentário