segunda-feira, 29 de abril de 2013

Relatório das Apresentações dos demais grupos da Sala


BASEADAS NO LIVRO DE MARIA ISABEL CUNHA: O BOM PROFESSOR E SUAS PRÁTICAS

PEDAGOGOS AVENTUREIROS
            Por meio de entrevista de pessoas ligadas ao meio educacional, o grupo representou uma versão atual (com slides e fotos) das entrevistas apresentadas no livro, demonstrando que a essência do Bom Professor não diverge apesar da mudança de gerações e sim, habilidades muitas vezes herdadas de seus mestres.
            Foram trabalhados diversos pontos importantes como conteúdo, didática e valores. O Bom Professor além de dominar os conteúdos a serem ensinados aos seus alunos deve estar atualizado e buscar uma prática adequada a eles, não se descuidando em transmitir valores sociais e culturais que estão se perdendo nos dias atuais.
            Entrevistas com pessoas de áreas distintas da educação poderiam ter enriquecido e colaborado com opiniões e depoimentos diferentes.

MIRA
            O grupo explorou meios áudio visuais, grande aliado para o professor inovador, para a explicação do conteúdo. Apresentaram uma aula moderna, com recursos tecnológicos e instigando os alunos a buscar conhecimentos pelas dúvidas corriqueiras do dia a dia, por uma professora visivelmente tradicional, com elementos muito utilizados na época, como a régua de madeira para amedrontar as crianças.
Criticando o método tradicional de ensino, seguiram fielmente as informações contidas na internet, sem modificá-las, transferindo o conteúdo dos livros para os slides e depois, exibiram um vídeo com um exemplo de Bom Professor, aquele que provoca e planta a dúvida e curiosidade na mente do aluno, relacionando-os com seu meio, tornando a aprendizagem significativa e prazerosa.
Apesar de cotar o interesse do professor nos seus saberes específicos e no desenvolvimento de seus alunos, notou se pouca participação dos integrantes grupo na hora da apresentação.

UNIÃO
Fazendo jus ao nome, os integrantes apresentaram um trabalho resultante da união de esforços onde cada membro realizou uma entrevista com um educador marcante em suas vidas. Os diversos depoimentos revelam as qualidades que um Bom Professor tem com seus alunos: saber transmitir segurança e conforto, valorizá-los, trabalhar todas as possibilidades, entender as necessidades, ensinar os conteúdos com clareza e convicção.
 Uma semelhança muito grande pôde ser percebida nos relatos, e deles chegamos à conclusão que um Bom Professor é um agente transformador tanto na parte intelectual como no lado afetivo e humano do educando. As palavras de profissionais veteranos na área certamente proporcionarão reflexões sobre o nossa futura maneira de atuar como professores
Alguns problemas técnicos de origem inesperada prejudicaram a exposição dos depoimentos e levaram o exceder o tempo limite.

PEDAGOGIA EM AÇÃO
O poema recitado em forma de jogral foi uma maneira muito interessante e criativa de representar o Bom Professor. Seu conteúdo está repleto de habilidades necessárias à boa prática pedagógica como estimular e ser o exemplo para os alunos.
 Alertam que somente a formação institucional não é capaz de formar um profissional competente, mas fatores como a educação familiar e a sociedade onde foi humanizado será responsável pela sua atuação. A crítica ao sistema educacional atual menciona a realidade comum, geradora de pessoas alienadas e sem valores humanos, manipuláveis facilmente pelo governo.
Os membros não apresentaram o logotipo do grupo, requisito para todas as apresentações.

MENINAS NA MUDANÇA DO APRENDER
Através de depoimentos gravados em vídeo, graduandos de cursos de licenciaturas demonstraram consciência plena de como devem agir em sala de aula, possibilitando aos alunos diversas formas de obtenção e construção de saberes.
O curto depoimento da professora de educação infantil relatou um ponto importante na carreira como profissional da educação: ter prazer em ensinar e vibrar com os avanços conquistados por seus alunos.
O imprevisto com o material da apresentação casou grande atraso para início da exposição. Falta de organização.

TOUCH DOWN
Uma paródia da música Asa Branca expressou o entendimento sobre as habilidades de presente em um Bom Professor. Com acompanhamento de instrumentos musicais e música ao vivo o grupo apresentou uma necessidade dentro da sala de aula, a de ousar para proporcionar uma melhor significação de conhecimentos para o aluno.
Frisaram a prática como um recurso eficiente e que esta quando parte de pontos e fatos do cotidiano, pode ser assimilada com mais facilidade, servindo posteriormente como ponto de ligação para novos saberes e descobertas.
Os membros não apresentaram o logotipo do grupo, requisito para todas as apresentações. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário