domingo, 24 de novembro de 2013

Seminário - Eixo Movimento

      

       Nosso grupo apresentou no dia 13 de novembro o Seminário sobre o Eixo Movimento. Elaboramos um plano de aula composto por um circuito que visa desenvolver a coordenação motora e estimular a participação dos alunos nas atividades propostas.
          Fizemos filmagens com crianças de 2 a 5 anos de idade, para mostrar a adaptabilidade das atividades e também para observarmos as dificuldades e facilidades enfrentadas pelas crianças. Na apresentação propomos a participação de alunos de nossa sala de aula para participar da atividade, a qual disponibilizamos as fotos:















        Disponibilizamos abaixo o Plano de Aula com todas as etapas de desenvolvimento do processo.

PLANO DE AULA: CIRCUITO DE MOVIMENTOS

EIXO DE TRABALHO
Movimento

CONTEÚDO
Equilíbrio
Coordenação

 OBJETIVOS GERAIS
Realizar de modo seguro e coordenado diferentes modalidades de cultura corporal explorando as potencialidades do próprio corpo.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Executar movimentos como subir, saltar, descer, andar, rolar, transportar, atravessar, arremessar, carregar com destreza e segurança.
   
FAIXA ETÁRIA PARA APLICAÇÃO DA ATIVIDADE
Crianças de 4 a 5 anos.

TEMPO ESTIMADO
50 minutos

 RECURSOS
·         Túnel;
·         Cordas;
·         Copos plásticos e garrafa PET;
·         Laranjas;
·         Bambolês;
·         Pneus ; 
·         Ovos cozidos e colheres;
·          Dois círculos de papel.

PROCEDIMENTOS DIDÁTICOS
Preparação:

Montar o circuito:
1-    Andar na corda;
2-    Passar o bambolê:
3-    Ovo na colher;
4-    Laranja na testa;
5-    Círculos de papel;
6-    Água na garrafa;
7- Rolar pneu;
8- Túnel;
9-    Bola na cesta.

 Desenvolvimento

           O professor providenciará um espaço amplo para organizar os obstáculos do circuito de modo que a criança consiga realizá-lo com liberdade. Os obstáculos devem ser divididos segundo habilidades a serem desenvolvidas alternadamente, ou seja, um obstáculo que priorize o desenvolvimento da coordenação em seguida outro que desenvolva o equilíbrio e assim por diante. A ordem dos obstáculos é feita a critério do professor, porém, seguindo a lógica das habilidades a serem desenvolvidas propormos a seguinte sequência:

1º obstáculo: Andar sobre a corda sem se desequilibrar;

2º obstáculo: Avançar casas transpondo o bambolê pelo corpo;

3º obstáculo: Caminhar com um ovo cozido na colher sem deixa-lo cair;

4º obstáculo: Em duplas, equilibrar uma laranja na testa dançando;

5º obstáculo: Andar sobrepondo os papéis no chão;

6º obstáculo: Caminhar segurando uma caneca com água e coloca-la na garrafa sem derramar;

7º obstáculo: Atravessar um túnel engatinhado;

8º obstáculo: Ao terminar de atravessar o túnel arremessar uma bola no cesto ou caixa de papelão.

AVALIAÇÃO

     Será realizada através do registro das observações quanto aos movimentos e atividades que as crianças foram capazes de realizar com. Perceber se os alunos realizaram os movimentos de modo seguro e coordenado, nas diferentes modalidades, bem como o espírito colaborativo estimulado para concretizar as tarefas do circuito.  Repetir a atividade ou exercício que apresentou dificuldades de execução para propiciar o domínio dos movimentos.

REFERÊNCIA

BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil: conhecimento de mundo. v. 3. Brasília, DF: 1998.

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