Nosso grupo apresentou no dia 13 de novembro o Seminário sobre o Eixo Movimento. Elaboramos um plano de aula composto por um circuito que visa desenvolver a coordenação motora e estimular a participação dos alunos nas atividades propostas.
Fizemos filmagens com crianças de 2 a 5 anos de idade, para mostrar a adaptabilidade das atividades e também para observarmos as dificuldades e facilidades enfrentadas pelas crianças. Na apresentação propomos a participação de alunos de nossa sala de aula para participar da atividade, a qual disponibilizamos as fotos:
Disponibilizamos abaixo o Plano de Aula com todas as etapas de desenvolvimento do processo.
PLANO DE
AULA: CIRCUITO DE MOVIMENTOS
EIXO DE TRABALHO
Movimento
Movimento
CONTEÚDO
Equilíbrio
Coordenação
Equilíbrio
Coordenação
OBJETIVOS GERAIS
Realizar de modo seguro e coordenado diferentes modalidades de cultura corporal explorando as potencialidades do próprio corpo.
Realizar de modo seguro e coordenado diferentes modalidades de cultura corporal explorando as potencialidades do próprio corpo.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Executar movimentos como subir, saltar, descer, andar, rolar, transportar, atravessar, arremessar, carregar com destreza e segurança.
Executar movimentos como subir, saltar, descer, andar, rolar, transportar, atravessar, arremessar, carregar com destreza e segurança.
FAIXA
ETÁRIA PARA APLICAÇÃO DA ATIVIDADE
Crianças de 4 a 5 anos.
Crianças de 4 a 5 anos.
TEMPO
ESTIMADO
50 minutos
RECURSOS
· Túnel;
· Cordas;
· Copos plásticos e garrafa PET;
· Laranjas;
· Bambolês;
· Pneus ;
· Ovos cozidos e colheres;
· Dois círculos de papel.
50 minutos
RECURSOS
· Túnel;
· Cordas;
· Copos plásticos e garrafa PET;
· Laranjas;
· Bambolês;
· Pneus ;
· Ovos cozidos e colheres;
· Dois círculos de papel.
PROCEDIMENTOS
DIDÁTICOS
Preparação:
Montar
o circuito:
1- Andar na corda;
2- Passar o bambolê:
3- Ovo na colher;
4- Laranja na testa;
5- Círculos de papel;
6- Água na garrafa;
7- Rolar pneu;
8- Túnel;
8- Túnel;
9- Bola na cesta.
Desenvolvimento
O professor providenciará um espaço amplo para organizar os obstáculos do
circuito de modo que a criança consiga realizá-lo com liberdade. Os obstáculos devem ser divididos segundo habilidades a serem
desenvolvidas alternadamente, ou seja, um obstáculo que priorize o
desenvolvimento da coordenação em seguida outro que desenvolva o equilíbrio e
assim por diante. A ordem dos obstáculos é feita a critério do professor, porém, seguindo a
lógica das habilidades a serem desenvolvidas propormos a seguinte sequência:
1º obstáculo: Andar sobre a corda sem se desequilibrar;
2º obstáculo: Avançar casas transpondo o bambolê pelo corpo;
3º obstáculo: Caminhar com um ovo cozido na colher sem deixa-lo cair;
4º obstáculo: Em duplas, equilibrar uma laranja na testa dançando;
5º obstáculo: Andar sobrepondo os papéis no chão;
6º obstáculo: Caminhar segurando uma caneca com água e coloca-la na
garrafa sem derramar;
7º obstáculo: Atravessar um túnel engatinhado;
8º obstáculo: Ao terminar de atravessar o túnel arremessar uma bola no
cesto ou caixa de papelão.
AVALIAÇÃO
Será realizada através do registro das observações quanto aos movimentos e atividades que as crianças foram capazes de
realizar com. Perceber se os alunos realizaram os movimentos de modo seguro e
coordenado, nas diferentes modalidades, bem como o espírito colaborativo
estimulado para concretizar as tarefas do circuito. Repetir a atividade ou exercício que apresentou
dificuldades de execução para propiciar o domínio dos movimentos.
REFERÊNCIA
BRASIL.
Ministério da Educação e do Desporto. Referencial Curricular Nacional para
Educação Infantil: conhecimento de mundo. v. 3. Brasília, DF: 1998.
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