segunda-feira, 18 de novembro de 2013

CASA REDONDA - ANÁLISE

Informações retiradas da Tese de Mestrado de Maria Cristina Meirelles Toledo Cruz  - Para um educação da sensibilidade: a experiência da Casa Redonda Centro de Estudos – USP 2005:

A Casa Redonda Centro de Estudos é um projeto de Educação Infantil  que se iniciou em 1980 em uma Chacára em Carapicuíba – São Paulo.
A proposta foi idealizada por Maria Amélia Pereira, focalizando o desenvolvimento da sensibilidade da criança e sua forma de se expressar através da linguagem do brincar.
Os pilares da Casa Redonda são: a Cultura da Infância e a Cultura Brasileira.
A dissertação estudada focaliza a experiência da Casa Redonda Centro de Estudos com crianças de 2 anos e meio até 7 anos, apresentando seu contexto pedagógico, suas referências teóricas e a importância da natureza e do espaço físico no processo de educação.
Horário de funcionamento de 9:00 às 12:00 horas e duas vezes por semana as crianças maiores de 4 anos, retornam à Casa Redonda no período da tarde para uma Oficina de Artes.
O espaço em que se está localizada a Casa Redonda possui uma área de 3.500 ² privilegiada pela Natureza. A casa construída é uma casa redonda de dois andares onde as crianças podem se encontrar para brincar juntas, favorecendo o convívio entre diferentes faixas etárias e situações econômicas. Um lugar de convivência entre adultos e crianças, possibilitando ao educador o estar com as crianças, sem a pressão de um programa curricular imposto de fora para dentro.


Análise do vídeo livro "Casa Redonda: uma experiência em educação" da pedagoga Maria Amélia Pinto Pereira e colaboradores 

O vídeo em questão nos mostrou crianças sendo crianças: brincando, atuando, dançando, apresentando personagens, cantando, vivenciando suas próprias histórias em junção de personagens. De acordo com as vivências provocadas nas crianças, a ação das mesmas muda: ela passa a fantasiar sua realidade - brinca de ser o personagem sem deixar de ser ela própria.






 Reflexão do capítulo: "Histórias de todo dia"

Capítulo 7 do Livro: Casa Redonda – Uma experiência em Educação

             Escolhemos esse capítulo por relatar um pouco do dia a dia das crianças nessa instituição. As crianças tem total liberdade em todos os espaços da escola.  São elas que estabelecem seu tempo e ritmo, quais atividades querem fazer e onde fazer. Todas as atividades têm como prioridade a linguagem oral, valorizando sempre o diálogo. Assim que chegam, não há pressa em começar as atividades, cada criança planeja suas tarefas. Esse tempo de acolhimento é livre, algumas crianças já correm cumprir suas tarefas ou outras preferem brincar. Essa atitude de deixar as crianças irem se aproximando as poucos e escolher suas ações é um fator determinante para sua aprendizagem.

            A convivência também é muito importante. Todas as crianças convivem juntas e a interação entre as diferentes idades proporcionam experiências significativas para todos. Essas experiências são todas reais, elas adquirem a consciência de cidadania, respeito mútuo, cuidado com o próprio, construindo relações mais verdadeiras, solidárias e fraternas.




3 comentários:

  1. Meninas, que relato cuidadoso!
    Foram muito felizes na escolha das informações e nas referências. Certamente vão possibilitar que outros tenham uma noção geral sobre esta proposta.
    Mas quero pedir para vocês tirarem o vídeo do ar pois não temos autorização para exibí-lo fora do contexto educacional, e a internet envolve muita abrangência.
    Obrigada pelo comprometimento!

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  2. Claro Bruna!
    Já retiramos o vídeo. Esperamos não ter causado problemas.

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