sábado, 23 de novembro de 2013

REFLEXÕES INDIVIDUAIS SOBRE OS MODELOS ALTERNATIVOS DE ESCOLA


ESCOLA LIVRE DE INKIRI
      
 Esse modelo de escola chama a atenção por ser localizada dentro de uma ECOVILA, na Comunidade de Inkiri - Bahia, cujo ideal de vida está na "missão de ESPIRITUALIZAR A MATÉRIA, enraizar o espírito na Terra, criando um Novo Mundo através da verdade do espírito, com uma nova forma de viver, pensar e se relacionar, baseados nos princípios espirituais de amor, respeito, evolução e diversidade”.
        Baseada nessa filosofia de vida, a educação das crianças, desde 2 anos até o público adolescente, giram em torno de  atividades que priorizam o uso de materiais concretos e experiências vivenciais, trabalhando assim de uma maneira ativa e dinâmica em harmonia com a natureza, seus semelhantes e a espiritualidade. Seu foco não é o sucesso acadêmico, mas a realização individual como pessoa portadora de sonhos e ideais.
         Acredito ser uma tentativa de melhorar o mundo atual, repleto de sentimentos mesquinhos e maldade, educando as crianças para que conservem o "espírito puro" e convivam em equilíbrio com os materiais e meios disponíveis, despertando e proporcionando várias experiências capazes de integrá-las a essa comunidade. Contudo, temo a dificuldade de adaptação dessas crianças à sociedade comum, caso venham optar por realizar seus sonhos distantes da Ecovila de Piracanga. 
Escrito por: Cecília Nomiso


freeschool
http://www.piracanga.com.br/br/comunidade-inkiri.html



Te Arte
            
O espaço da escola Te Arte é algo muito lindo de se ver. É possível perceber a alegria das crianças em estar dentro daquele espaço, algo muito diferente do que temos visto nas escolas de Educação Infantil. A música, a dança, a brincadeira, tudo ocorrendo de maneira natural, e simplesmente feliz.
            Tudo nesse espaço está integrado, a natureza e as crianças, as crianças com as próprias crianças, as crianças e os adultos. Um lugar admirável e que devemos conhecer melhor para que possamos repensar nossas práticas e qual o modelo de escola que queremos para nossos próprios filhos.
Escrito por: Luciana Reis Fonseca

Te Arte

Das escolas apresentadas pelos outros grupos da disciplina a que mais me chamou a atenção foi a Te Arte. Eles priorizam a aprendizagem ao ar livre, fora dos padrões que conhecemos. A escola tem diversos espaços, todos amplos e explorados de maneira completa. Outro ponto abordado pelo grupo é o fato de que nem todos os profissionais da escola são pedagogos, basta apenas se interessar no desenvolvimento da criança. Tenho isso como ponto negativo, pois desvaloriza o profissional que conhece realmente as necessidades da criança, substituindo por um que muitas vezes desconhece e estimula/interage de maneira inadequada a criança.
Escrito por: Naiara G. Nascimento

Ecole de la Neuville

As escolas apresentadas foram as mais diversas, e a que mas se destacou para mim foi a Ecole de la Neuville – França, ela foi fundada em 1973, por 3 professores recém formados, ela tem estilo de um internato, a base pedagógica vem de Frenet, Fernard Oury, Dotto e Froyd.Tem como princípio a aprendizagem da vida em sociedade, no começo do dia as crianças são separadas em turmas, no período da manhã possuem aulas normais e a tarde estão livres. Elas têm aula de teatro, trabalhos manuais, música.
As tarefas domésticas são exercidas pelas crianças, por exemplo, as compras, manutenção de jardim, cozinha, entre outras. Os alunos mais velhos apadrinham os mais novos.
Escrito por: Daniela Mazzini Venturini

  Casa Redonda

A escola que mais me chamou a atenção foi a Casa Redonda, se iniciou em 1980, no estado de São Paulo, são dois os pilares da base da Casa Redonda, a Cultura Brasileira e a Cultura da Infância, segundo o grupo que apresentou a fundação, a casa construída é uma casa redonda onde as crianças se encontram para brincar juntas, favorecendo o convívio entre diferentes faixas etárias e situações econômicas. Um lugar de convivência entre adultos e crianças, possibilitando ao educador o estar com as crianças, sem a pressão de um programa curricular imposto de fora para dentro.
Escrito por: Miriane Justo

Te Arte

Analisando as escolas apresentadas pelos demais grupos a que mais me chamou a atenção foi a Te Arte.
Acredito que a valorização pelo SIMPLES, pela NATUREZA na época em que vivemos onde tudo é tecnológico, mostra-se uma forma importante de valorizar a educação.
A valorização do espaço físico da escola, que vai além das paredes da sala de aula, leva o aluno à obter maiores aprendizados na prática e favorecendo a fixação de conteúdos.
Acreditar nas capacidades variadas das crianças e valorizar os interesses de cada um possibilita atingir melhores resultados, mas para isso o educador deve conhecer seus alunos para saber aplicar as melhores técnicas.
Escrito por: Daiana Del Bianco  


Te Arte

Observando as particularidades de cada instituição que foram apresentadas a que mais me interessou foi a proposta da Te Arte.
É uma ideologia que contrapõe os moldes da educação enraizada em nossa sociedade, integrando a criança no mundo físico, social e principalmente cultural.
Os referênciais que norteiam a educação básica dão diretrizes que se confrontam nas práticas docentes e na organização das escolas, gerando um problema notório que é o fracasso escolar. Pude perceber que a Te Arte consegue despertar no educando a motivação, a significância  e a ideologia da escola o que falta nas escolas tradicionais.
Escrito por: Camila Parpinelli

6 comentários:

  1. Cecília, você teve uma visão muito abrangente da Escola de Inkiri!
    Luciana, é mesmo este encantamento que precisamos reacender!
    Naiara, muito importante seu posicionamento em relação à valorização do pedagogo, e é preciso ter clareza da formação específica deste profissional e sua contribuição na relação com criança. Mas neste caso , na TeArte, a questão é que não existem APENAS pedagogos, e sim outros profissionais que possuem outros conhecimentos e habilidades diferentes dos pedagogos e podem enriquecer a experiência da criança.
    Daniela, porque a Ecole de La Neuville se destacou para você? Fiquei curiosa...
    Miriane, pressão e imposição foram palavras fortes no seu texto, em oposição à convivência de adultos e crianças e a brincadeira.
    Daiana, desejo que você seja esta educadora Simples, que acredita nas capacidades das crianças e valoriza seus interesses!
    Camila, que você seja uma educadora aliada a esta ideologia!
    Obrigada meninas!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bruna, Sim desejo ser esse tipo de educadora simples e levar aos meus futuros alunos conhecimentos de vida que sejam relevantes para que os mesmos se tornem cidadãos exemplares.

      Daiana

      Excluir
    2. Bruna, a Ecole de La Neuville se descacou para mim primeiro ela foi criada por 3 estudantes recém formados, e meu sonho é de no futuro "criar" uma escola em minha cidade, isso significa que meu sonho é sim possível de se realizar, depois algo muito significativo nesta escola é que eles prezam a convivência em sociedade, para mim isso é muito importante, pois a criança vai viver em sociedade sempre, ela deve aprender a conviver e se relacionar com outras pessoas. É importante também que as crianças aprendam como realizar determinadas atividades da maneira mais adequadas, como a escola propõe, atividades comuns do cotidiano.
      As crianças têm alto desenvolvimento da autonomia para que possam solucionar conflitos entre elas mesmas. Tendo aulas de manhã e as tardes livres para trabalhos manuais não fica uma aprendizagem monótona, e eles também aprendem com a prática, como por exemplo fazer cálculos na hora das compras, dentre outras atividades. Achei muito interessante. Acredito que o ensino seja muito bom, e que as crianças saiam formados verdadeiros cidadãos, assim como quero formar os meus futuros alunos.

      Excluir
  2. Oi Bruna, espero conseguir manter meu encantamento pela Educação Infantil sempre acesso, e espero mais ainda conseguir mostrar para as outras pessoas que isso não é apenas um sonho.
    Luciana

    ResponderExcluir
  3. Meninas, agradeço as respostas!
    Daniela, desejo muito que seu sonho se realize e que seja uma das forças a transformar nossa educação!!!

    ResponderExcluir
  4. Obrigada Bruna!!! Vou fazer o possível para poder ajudar a transformar a educação do nosso país!!! Afinal ela é super importante.

    ResponderExcluir