segunda-feira, 3 de junho de 2013

Texto sobre Interdisciplinaridade


Interdisciplinaridade e Transdisciplinaridade na formação de professores

Ivani Catarina Arantes Fazenda


A autora apresenta em seu artigo algumas definições de Interdisciplinaridade e levanta a questão sobre o tema para a formação de professores. Critica a definição produzida em 1970 pela CERI por ser muito ampla e assim, insuficiente para fundamentar sua prática e, sugere as Ordens, distintas e complementares de Fourez (2001) onde ordena uma de âmbito científico e outra social.
A primeira proporciona saberes interdisciplinares e conhecimentos científicos, essenciais no ato de formar professores. Ela se torna interdisciplinar ao obrigar o professor rever suas práticas e ao conscientizá-lo de sua própria participação dentro de sua disciplina. Dentro da cientificidade, a disciplina precisa ser analisada pelos saberes que contempla e seu engendramento com conceitos e movimentos.
A ordem social visa o relacionamento dos saberes científicos com as realidades social, política e econômica auxiliando na compreensão e análise do mundo em aspectos complexos onde a ciência sozinha é incapaz de enfrentar.
Baseada em Lenoir (2001), aponta três dimensões para a formação de professores brasileiros: do sentido, da intencionalidade e da funcionalidade. Os saberes humanos precisam ser preparadas para atuarem em sociedades diversas e complexas com necessidades e realidades pontuais a elas. A interdisciplinaridade escolar busca a promoção de uma aprendizagem onde o saber do professor e do aluno tenham respeito mútuo e harmônico.
A transdisciplinaridade é o resultado do diálogo entre questões complexas sobre formação e questões ambíguas como respeito, desapego, negociação, humildade, coerência entre outros, com finalidade de conscientizar, ampliar e construir novos saberes para possibilitar um trabalho educacional diferenciado destacando o caráter humano.

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