domingo, 9 de junho de 2013

Análise para a Compensação de Falta

Para compensar a falta do dia 03/06, fiz uma resenha sobre o texto "Transposição didática, Interdisciplinariedade e Contextualização".

A necessidade de se ensinar o conhecimento leva á modificação do tal, isso se chama transposição didática. Todos os professores fazem, porém nem sempre de forma eficaz. A transposição didática ocorre quando há ênfase em determinados temas e em outros não; quando há recortes de conteúdo; quando há à ordenação de conteúdos para melhor entendimento e quando o conteúdo é apresentado de diferentes maneiras, como por textos, gráficos, vídeos, entre outros.
A transposição põe em evidência que a disciplina escolar não é o conteúdo científico na íntegra, e sim apenas uma parte dele.
O nosso mundo é muito complexo, para o compreendermos é preciso dividir os conhecimentos sobre ele em disciplinas, mas para conhecê-lo como um todo é preciso fazer a reintegração das disciplinas para que o conhecimento não fique fragmentado.
Contextualizar é reenraizar o conhecimento de onde foi tirado, para que de sentido à parte. Tudo que conhecemos pode ser relacionado com o currículo escolar, assim os contextos que mostramos aos alunos podem ajudá-los na compreensão de mundo, e eles são inesgotáveis.
Quanto mais perto o aluno estiver desses contextos, mais significado terá o aprendizado.
Enfim, a escola precisa preparar o aluno para a vida em sociedade, para o mundo do trabalho, portanto a escola precisa dar conta dos conhecimentos significantes para o aluno e também para os que serão utilizados por eles no futuro.
É de fundamental importância que o professor conheça essas táticas de ensino e que faça uso delas de forma eficaz, para melhor aprendizagem do educando.

Naiara G. Nascimento

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