Compensação de falta do dia 25/09,
reflexão sobre o texto “EDUCAÇÃO
INFANTIL, CURRÍCULO E SABERES DOCENTES: PERCURSOS DE UMA PESQUISA‐AÇÃO”, do vídeo “CAMINHOS DA ESCOLA - EPS 31 - EDUCAÇÃO INFANTIL" e "DIRETRIZES
CURRICULARES NACIONAIS PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL".
De acordo com as diretrizes
curriculares nacionais para a educação infantil um currículo é “Conjunto
de práticas que buscam articular as experiências e os saberes das crianças com
os conhecimentos que fazem parte do patrimônio cultural, artístico, ambiental,
científico e
tecnológico, de modo a promover o desenvolvimento integral de crianças de 0 a 5
anos de idade.” Podemos associar isso ao vídeo apresentado
pelo caminhos da escola, onde uma escola no Rio de Janeiro desenvolve um
currículo contando com a participação de todos, buscando desenvolver as seis
áreas do desenvolvimento para se trabalhar com a criança: Linguagem oral e escrita, matemática, natureza
e sociedade, artes visuais, musica e o movimento.
E segundo o artigo proposto foram apresentados alguns
seminários de estudos reflexivos, no primeiro foram discutidos questões
relativas às concepções de currículos, os professores associavam currículo á um
lista de conteúdos a serem trabalhados, no segundo, foi feita a análise
coletiva de trechos das entrevistas individuais e o estudo de textos
científicos na busca da construção e reconstrução
das definições de currículo/proposta
curricular, no terceiro , foram resgatados os trechos das falas nas entrevistas individuais
para destacar palavras‐chave,
termos, expressões que caracterizassem os aspectos constitutivos de uma
proposta curricular para a educação infantil e fomos complementando esses
achados a partir da leitura e discussão de um artigo científico de autoria
própria. No quarto seminário foram apresentados os relatos de observações e foi
proposto que os professores se reunissem por nível para registrar as atividades
realizadas na rotina de uma semana de aula. E por fim no quinto seminário foram
apresentadas a importância das
brincadeiras na educação infantil, na maiorias das vezes o professores vêem o
brincar como passatempo, ele distinguem hora de brincar com hora de aprender,
foram retomados os saberes docentes relativos ao espaço da brincadeira na
organização de uma rotina.
No vídeo assistido foi possível notar que muitas atividades
propostas pelas professoras envolvem o brincar, a criança pode muito bem
aprender brincando, um trecho que me chamou a atenção foi onde as crianças
dentro da sala brincavam de boliche, elas derrubavam os pinos (garrafas pet)
compreendiam o número representado e tinham que pegar o mesmo número de
tampinhas dentro da caixa. Assistir o vídeo e poder ler e ter contato com as
diretrizes e o artigo foi muito interessante para uma melhor aprendizagem de nossa
parte como futuros professores.
Nenhum comentário:
Postar um comentário