terça-feira, 1 de outubro de 2013

Compensação de falta do dia 25/09 - Daniela Mazzini Venturini

Compensação de falta do dia 25/09, reflexão sobre o texto “EDUCAÇÃO INFANTIL, CURRÍCULO E SABERES DOCENTES: PERCURSOS DE UMA PESQUISAAÇÃO”, do vídeo “CAMINHOS DA ESCOLA - EPS 31 - EDUCAÇÃO INFANTIL" e "DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL".

De acordo com as diretrizes curriculares nacionais para a educação infantil um currículo é Conjunto de práticas que buscam articular as experiências e os saberes das crianças com os conhecimentos que fazem parte do patrimônio cultural, artístico, ambiental, científico e tecnológico, de modo a promover o desenvolvimento integral de crianças de 0 a 5 anos de idade.” Podemos associar isso ao vídeo apresentado pelo caminhos da escola, onde uma escola no Rio de Janeiro desenvolve um currículo contando com a participação de todos, buscando desenvolver as seis áreas do desenvolvimento para se trabalhar com a criança:  Linguagem oral e escrita, matemática, natureza e sociedade, artes visuais, musica e o movimento.
E segundo o artigo proposto foram apresentados alguns seminários de estudos reflexivos, no primeiro foram discutidos questões relativas às concepções de currículos, os professores associavam currículo á um lista de conteúdos a serem trabalhados, no segundo, foi feita a análise coletiva de trechos das entrevistas individuais e o estudo de textos científicos na busca da construção e  reconstrução das definições de currículo/proposta curricular, no terceiro , foram resgatados  os trechos das falas nas entrevistas individuais para destacar palavraschave, termos, expressões que caracterizassem os aspectos constitutivos de uma proposta curricular para a educação infantil e fomos complementando esses achados a partir da leitura e discussão de um artigo científico de autoria própria. No quarto seminário foram apresentados os relatos de observações e foi proposto que os professores se reunissem por nível para registrar as atividades realizadas na rotina de uma semana de aula. E por fim no quinto seminário foram apresentadas  a importância das brincadeiras na educação infantil, na maiorias das vezes o professores vêem o brincar como passatempo, ele distinguem hora de brincar com hora de aprender, foram retomados os saberes docentes relativos ao espaço da brincadeira na organização de uma rotina.

No vídeo assistido foi possível notar que muitas atividades propostas pelas professoras envolvem o brincar, a criança pode muito bem aprender brincando, um trecho que me chamou a atenção foi onde as crianças dentro da sala brincavam de boliche, elas derrubavam os pinos (garrafas pet) compreendiam o número representado e tinham que pegar o mesmo número de tampinhas dentro da caixa. Assistir o vídeo e poder ler e ter contato com as diretrizes e o artigo foi muito interessante para uma melhor aprendizagem de nossa parte como futuros professores.

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