quarta-feira, 2 de outubro de 2013

Atividades efetuadas em aula dia 02/10/2013



Atividades realizadas em aula

1. A aula de hoje foi realizada pela Professora Bruna Hammer que primeiramente nos apresentou o vídeo "Sambalelê" interpretada pelos Barbatuques. Após assistirmos o vídeo, reproduzimos a música em sala de aula.




2. Leituras dos textos:

"Tensões universais envolvendo a questão do currículo para a educação infantil" de Lenira Haddad e "O lugar da prática e da teoria na Educação Infantil" de Analúcia de Morais Vieira



Após a leitura elaboramos o seguinte texto que considera a organização do trabalho Pedagógico na Educação Infantil.

Tensões universais envolvendo a questão do currículo para a educação infantil


O texto trata da importância de um currículo mínimo na educação, em especial à educação infantil. Com pesquisas realizadas com a participação de dez países, tornou-se possível analisar posições opostas em educação: uma abordagem enxerga a educação infantil como base para a escola, uma “escola júnior” enquanto a outra vê a educação infantil como espaço de aprendizagem adaptado a criança e atividades voltadas a idade, como uma identidade própria da educação infantil e das crianças.


O lugar da prática e da teoria na Educação Infantil



O texto apresenta o trabalho realizado na Escola de Educação Básica da Universidade Federal de Uberlândia/ MG. Essa escola apresenta uma proposta pedagógica diferenciada para a Educação Infantil. Para eles a prática presente no cotidiano infantil precisa ser embasada em eixos lúdicos, na cultura, na formação humana e na construção do conhecimento.

            Para que a Educação Infantil possa atender as crianças de maneira integral, com uma formação para a vida é necessário um planejamento pedagógico que foque na realidade das crianças atendidas. Cada comunidade possui suas próprias características e estas devem estar presentes dentro do cotidiano escolar, valorizando e formando suas crianças para a realidade que as cerca.




3. Acessamos o site do CCI (Centro de Convivência Infantil da Unesp, disponível no endereço: http://www.ibilce.unesp.br/#!/administracao/cci/ para verificarmos a organização, projetos e os pontos que mais chamaram a atenção desse modelo de escola.





Organização: O CCI “Bagunça Feliz” está situado na cidade de São José do Rio Preto, e é constituído por um parque e dois edifícios. Tem em sua equipe 11 funcionárias, sendo uma delas, estagiária de Pedagogia. Atendem as crianças nos períodos da manhã e da tarde. As crianças são dividas em grupos de acordo com a idade. A organização está adequada, pois seguem todas as Resoluções UNESP.

Projetos: Cada grupo trabalha com projetos diferentes, que atendem os temas como alimentação, natureza, artes, cultura e etc. Os projetos são muito interessantes, desenvolvem o cognitivo e a coordenação dos pequenos.

O que o grupo mais gostou: As Práxicas gostaram do envolvimento dos pais nas atividades desenvolvidas pelos grupos. Os pais participam tanto das atividades lúdicas, quanto contribuem para as atividades pedagógicas, contribuindo para a  formação das crianças.



O que precisa ser melhorado: Gostamos muito do modelo seguido pela CCI, e acreditamos que seria importante a ampliação das vagas na unidade e também a expansão desse modelo para as redes municipais e/ou estaduais.




4. Acessamos o site da Nova Escola http://revistaescola.abril.com.br/creche-pre-escola/ que foi apontado como leitura complementar.
Nele encontramos diversas matérias sobre identidade e autonomia para criança de 0 à 3 anos. O site apresenta um roteiro didático com 10 tópicos para melhor compreensão do tema.  Esse tema é relevante, pois como estamos analisando as Diretrizes Curriculares para a Educação Infantil, é de suma importância o tema de construção de Autonomia.



Na aula de hoje (02/10/2013) somente a integrante Daniela Mazzini não estava presente.



Plano de equipe dia 02/10/2013





Nenhum comentário:

Postar um comentário