Atividades realizadas em aula
1. A aula de hoje foi realizada pela Professora Bruna Hammer que primeiramente nos apresentou o vídeo "Sambalelê" interpretada pelos Barbatuques. Após assistirmos o vídeo, reproduzimos a música em sala de aula.
2. Leituras dos textos:
"Tensões universais envolvendo a questão do currículo para a educação infantil" de Lenira Haddad e "O lugar da prática e da teoria na Educação Infantil" de Analúcia de Morais Vieira
Ambos disponíveis no link : http://www.fae.ufmg.br/endipe/livros/Livro_1.pdf
Após a leitura elaboramos o seguinte texto que considera a organização do trabalho Pedagógico na Educação
Infantil.
Tensões universais envolvendo a questão do currículo para a educação infantil
O texto trata da importância de um currículo mínimo na educação, em especial à educação infantil. Com pesquisas realizadas com a participação de dez países, tornou-se possível analisar posições opostas em educação: uma abordagem enxerga a educação infantil como base para a escola, uma “escola júnior” enquanto a outra vê a educação infantil como espaço de aprendizagem adaptado a criança e atividades voltadas a idade, como uma identidade própria da educação infantil e das crianças.
O lugar da prática e da teoria na Educação Infantil
Tensões universais envolvendo a questão do currículo para a educação infantil
O texto trata da importância de um currículo mínimo na educação, em especial à educação infantil. Com pesquisas realizadas com a participação de dez países, tornou-se possível analisar posições opostas em educação: uma abordagem enxerga a educação infantil como base para a escola, uma “escola júnior” enquanto a outra vê a educação infantil como espaço de aprendizagem adaptado a criança e atividades voltadas a idade, como uma identidade própria da educação infantil e das crianças.
O lugar da prática e da teoria na Educação Infantil
O texto apresenta o trabalho
realizado na Escola de Educação Básica da Universidade Federal de Uberlândia/
MG. Essa escola apresenta uma proposta pedagógica diferenciada para a Educação
Infantil. Para eles a prática presente no cotidiano infantil precisa ser
embasada em eixos lúdicos, na cultura, na formação humana e na construção do
conhecimento.
Para que a Educação Infantil possa atender as crianças de
maneira integral, com uma formação para a vida é necessário um planejamento
pedagógico que foque na realidade das crianças atendidas. Cada comunidade
possui suas próprias características e estas devem estar presentes dentro do
cotidiano escolar, valorizando e formando suas crianças para a realidade que as
cerca.
3. Acessamos o site do CCI (Centro de Convivência Infantil da Unesp, disponível no endereço: http://www.ibilce.unesp.br/#!/administracao/cci/ para verificarmos a organização, projetos e os pontos que mais chamaram a atenção desse modelo de escola.
Organização: O CCI “Bagunça Feliz” está situado na cidade
de São José do Rio Preto, e é constituído por um parque e dois edifícios. Tem
em sua equipe 11 funcionárias, sendo uma delas, estagiária de Pedagogia.
Atendem as crianças nos períodos da manhã e da tarde. As crianças são dividas
em grupos de acordo com a idade. A organização está adequada, pois seguem todas
as Resoluções UNESP.
Projetos: Cada grupo trabalha com projetos diferentes,
que atendem os temas como alimentação, natureza, artes, cultura e etc. Os projetos
são muito interessantes, desenvolvem o cognitivo e a coordenação dos pequenos.
O que o grupo mais gostou: As Práxicas gostaram do
envolvimento dos pais nas atividades desenvolvidas pelos grupos. Os pais
participam tanto das atividades lúdicas, quanto contribuem para as atividades
pedagógicas, contribuindo para a
formação das crianças.
O que precisa ser melhorado: Gostamos muito do modelo
seguido pela CCI, e acreditamos que seria importante a ampliação das vagas na
unidade e também a expansão desse modelo para as redes municipais e/ou
estaduais.
4. Acessamos o site da Nova Escola http://revistaescola.abril.com.br/creche-pre-escola/ que foi apontado como leitura complementar.
Nele encontramos diversas matérias sobre identidade e autonomia para criança de 0 à 3 anos. O site apresenta um roteiro didático com 10 tópicos para melhor compreensão do tema. Esse tema é relevante, pois como estamos analisando as Diretrizes Curriculares para a Educação Infantil, é de suma importância o tema de construção de Autonomia.
Na aula de hoje (02/10/2013) somente a integrante Daniela Mazzini não estava presente.
Plano de equipe dia 02/10/2013
Nenhum comentário:
Postar um comentário