segunda-feira, 27 de maio de 2013

Livro: Uma Didática para a Pedagogia Histórico-Crítica

Foi proposto pela professora Verinha que cada aluno respondesse uma questão em relação ao conteúdo do livro. Estamos postando abaixo as perguntas e suas respectivas respostas:


CAMILA PARPINELLI
QUESTÃO 
4 - Como devem ser reconstruídos os conteúdos científicos na pedagogia histórico-crítica?
Os conteúdos devem ser reconstruídos contextualizados em todas as áreas do conhecimento humano, são produto de uma proposta histórica que tem como base o trabalho e a ação humana que transforma o meio. Os conteúdos reúnem dimensões além de conceituais apenas, mas também históricos, sociais, ideológicos entre outros fatores.
 
CECÍLIA NOMISO
QUESTÃO

6- Explique o que o autor descreve como um rico processo dialético de trabalho pedagógico. 
Descreve como um processo onde se questione os conteúdos prévios do aluno, valorizador da diversidade e da divergência, que parte da sua realidade social para as atividades e conteúdos a serem desenvolvidos em sala de aula. Estimulador da busca constante de conhecimentos novos para suprir as necessidades e incertezas do aluno, quando esta é adquirida pela mediação do professor, volta-se novamente para a realidade social como um tofo em forma de ações práticas providas dessa aprendizagem.


DAIANA DEL BIANCO
QUESTÃO 
7- O autor se apoia em outros autores para definir o que entende por conhecimento. Explique como o autor o define, a partir de suas palavras e do apoio de outros autores citados no texto.
Primeiramente o autor diz que é necessário uma mobilização do aluno para a construção do conhecimento escolar, a leitura da realidade, o contato com o tema a ser estudado e que o educador deve instigar o aluno a ter curiosidade por aprender.  Se o professor se interessar em saber o que os alunos já conhecem o seu trabalho pedagógico será mais adequado, definirá uma melhor estratégia de ação conseguindo desenvolver o conhecimento no aluno.
O autor cita outros autores como Paulo Freire que chama a atenção para respeitar a identidade cultural que o aluno trás consigo, seu histórico social. Cortella, que reforça a ideia de que é preciso descobrir quais são as preocupações dos alunos, pois caso o professor não saiba o aluno não aprenderá, mas sim somente vai decorar o conteúdo. Vasconcellos,  acredita que conhecendo a realidade dos educandos é possível fazer um mapeamento de seu conhecimento e por fim, Vigotsky, frisando que a escola não começa do vazio, mas sim de um conhecimento prévio que o aluno já trás consigo antes de ingressar nela.

DANIELA MAZZINI
QUESTÃO 
10-  Explique a afirmação: A Nova metodologia de ensino-aprendizagem expressa a gtotalidade do processo pedagógico, dando-lhe centro e direção na construção e reconstrução do Conhecimento.
A metodologia proposta por Gasparin é uma diferente forma de ensinar o aluno partindo dos conhecimentos prévios que ele tem questionando- o a partir dos conteúdos ensinados. Construção do conhecimento por que ele aprende a mais,e reconstrução pois ele reconstrói o conhecimento que ele já tem. 

MIRIANE JUSTO
QUESTÃO
29 -  Explique a afirmação: Os educandos e o professor efetivam, aos poucos o processo dialético de construção do conhecimento escolar que vai do empírico ao concreto pela mediação do abstrato, realizando as operações mentais de analisar, comparar, criticar, levantar hipóteses, julgar, classificar, deduzir, explicar, generalizar, conceituar.
O processo dialético do conhecimento ocorre em círculos, além de ser precedido por um conhecimento anterior. Como uma espécie de tema-rema, onde o conhecimento é a base para uma nova descoberta, transformando-se em um novo conhecimento. Quando o aluno reflete sobre o que aprendeu, o que tem dificuldade, o que conseguiu melhorar, está realizando sua auto-avaliação. Os mesmos também analisam o que construíram junto com o professor, o que o professor os auxiliou a descobrir, etc. Obviamente o professor os analisa, além de levar em conta o processo da aprendizagem, a dificuldade de cada aluno, a melhoria, o empenho individual.  O ato de aprender, aprender algo novo sobre o conhecido, reformular o conhecimento tornando-o mais complexo é que dá forma ao processo dialético do conhecimento escolar, que não é somente do aluno, mas do aluno-professor, discente-docente.

NAIARA NASCIMENTO
QUESTÃO
30 - Explique como se dá a construção dos conceitos científicos nas crianças.
Segundo o livro, a construção dos conceitos científicos se dá a partir do momento em que o professor apresenta o conteúdo cientifico para o aluno e o compara com o cotidiano, e o aluno por sua vez, executam inicialmente a mesma atividade do professor, através da analise, comparação, generalização, até que os mesmos se apropriem dos conceitos e os incorporem em seu conhecimento cotidiano, transformando-o também em científico, construindo novas sínteses mais elaboradas.





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