domingo, 31 de março de 2013

Atividade Cooperativa: A relação teoria-prática na formação do educador


O Grupo Práxicas ficou responsável pelo sub capítulo 2.3 do texto "A relação teoria-prática na formação do educador" de Vera Maria Candau e Isabel Alice Lelis


2.3. Relação teoria-prática: implicações para a formação do educador


Existem tendências diversas nas práticas de formação dos profissionais de educação. São elas:

a) Visão dissociativa e formação do educador
No currículo a ênfase é posta nas disciplinas consideradas “teóricas”, dando uma justaposição entre as disciplinas teóricas e as instrumentais práticas sem comunicação entre elas.

b) Visão positivo-tecnológica e formação do educador
Para formação a ênfase é colocada na aquisição de tecnologia “neutra”, que garantirá a eficiência da ação formulada em termos do produto final (conhecimentos, comportamentos e habilidades). Pretende-se obter uma visão analítica da educação voltada para produzir resultados. O educador é concebido como engenheiro.

c) Visão de unidade e formação do educador
A teoria e prática educativa são consideradas o núcleo articulador da formação do educador, uma vez que os dois pólos devem ser trabalhados simultaneamente. A teoria é revigorada e deixa de ser somente um conjunto de regras, para ser reformulada a partir das necessidades concretas da realidade educacional.
A ação do educador é se posicionar diante das necessidades colocadas pela realidade educacional e social.



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