quinta-feira, 28 de novembro de 2013

Reflexão do Grupo sobre o episódio da "Cola"


Na aula de hoje (dia 27/11/2013) nosso grupo foi surpreendido por um episódio, um tanto quanto desagradável, que segundo a professora Verinha ocorreu em nossa sala de aula. No decorrer da prova aplicada no dia 20/11/2013, integrantes de um grupo teriam compartilhado as respostas da prova, infringindo as regras estipuladas.
Nosso grupo não concorda com esse tipo de atitude, pois o momento de avaliação deve ser respeitado já que é uma forma que o professor tem de verificar se os conteúdos estão sendo assimilados pela sala.

Na opinião de nosso grupo diante de uma situação como essa se faz necessário uma Intervenção imediata e adequada do professor, para que esse tipo de atitude não seja repetida e os demais alunos não sejam constrangidos por erros de outros.

Nosso grupo também está aberto para sugestões quanto a nossa opinião aqui divulgada. Fizemos uma discussão sobre o assunto e chegamos à essa conclusão, porém sabemos que talvez algum detalhe ou ponto de vista de outra pessoa possa clarear nossos pensamentos e talvez melhorarmos nossa visão quanto ao tipo de atitude que deva ser tomado.



quarta-feira, 27 de novembro de 2013

Apresentação dos demais Seminários








Eixo: Musicalização


O grupo elaborou e aplicou uma atividade envolvendo música e história. Visitaram uma escola para verificar se os resultados seriam os esperados. O que pudemos comprovar é que realmente as crianças participam e gostam de atividades envolvendo músicas.







Eixo: Natureza e Sociedade

Foi proposto uma entrevista com os alunos para mostrar que precisamos conviver com as diferenças de cada um, pois cada um tem sua particularidade. Foi utilizado o livro "Meus pés são a cadeira de rodas" e em seguida a música "Meu amigo do peito. O grupo trouxe o livro para a sala de aula e a música foi apresentada juntamente com a coreografia.








Eixo: Matemática

O grupo iniciou a apresentação relatando a atividade realizada: "Reconhecendo Direita e Esquerda". 
Foi usado o livro: Pe-legrino e Pe-trônio do Ziraldo para se realizar a atividade.
Na atividade com as crianças várias dinâmicas (dinâmica do sapato, jogo da memória), foram realizadas para se atingirem os objetivos propostos.
Apresentação do vídeo das atividades aplicadas.
Atividade de pintura das mãos com a turma da Pedagogia. 


REFLEXÕES INDIVIDUAIS SOBRE OS SEMINÁRIOS

Cecília
    Pedagogos Aventureiros – Musicalização
    A prática do grupo foi muito interessante, principalmente por ser a aplicação da prática estudada na oficina que a professora Yaeko trabalhou conosco na semana anterior. Percebemos as reações das crianças à música diferente de seu repertório e a adaptabilidade a ele. Apenas sugiro trabalhar a música "diferente" antes da atividade, ensinando a origem, o compositor ou o estilo.
   Pedagogia em Ação - Natureza e Sociedade
   O conteúdo abordado dentro do eixo foi bem atual e demonstrou a necessidade de se trabalhá-lo para que os conhecimentos e consciência da criança sejam realmente praticados na sociedade. A interdisciplinaridade com eixos da musicalização e movimento comprovou que os conteúdos a serem trabalhados não são isolados, produzindo um ótimo resultado. Se a entrevista ocorresse com um número maior de crianças, certamente seria um material mais completo e rico.
  Grupo União – Matemática
     A partir do relato do nosso grupo, acredito que o trabalho sobre o eixo foi muito bem desenvolvido, utilizando recursos lúdicos e atrativos para o ensino de conteúdos como lateralidade e memória, além de sensações distinção de cores.

 Daiana
Pude perceber que as apresentações foram bem embasadas no que está disposto do RCNEI. Os grupos elaboraram as apresentações conforme os eixos propostos.
Pedagogos Aventureiros
O grupo efetuaou uma atividade de musicalização na escola que foi bastante proveitosa para os alunos e após apresentarem o vídeo para nós, pude verificar que realmente as crianças interagem ativamente quando a música está envolvida na prática, foi muito legal a apresentação. Acredito que em uma próxima vez possam acrescentar mais vivências, pois será extremamente importante para nossa formação esse tipo de atividade.
Pedagogia em Ação
Gostei bastante da atividade proposta, onde em uma praça escolhida pelas integrantes, puderam filmar 3 meninos cantando uma música sobre as diferenças raciais. Digo isso pelo fato de ser mais difícil conseguir a participação de meninos cantando e dançando músicas, e elas conseguiram. Em uma próxima apresentação devem ter cuidado maior para fazer a gravação do vídeo, que ficou um pouco baixa.
União
A apresentação do grupo União eu não pude assistir, pois tinha que participar da reunião do centro Acadêmico, mas verifiquei que minhas colegas de classe adoraram a atividade com tintas para demonstração do eixo de matemática. O grupo está de parabéns, pois a matemática é temida por todos na escola, já que tem a "fama" de ser difícil, e através de atividades práticas podemos desmistificar um pouco esse eixo. 

Daniela
Pedagogos Aventureiros – Musicalização
Sugestões: Mais fotos dos slides.
O que mais gostei: A interação com as crianças, atividade muito bem aplicada.
O que menos gostei: A apresentação foi muito boa.

Pedagogia em Ação - Natureza e Sociedade
Sugestões: Slides mais atrativos.
O que mais gostei: Atividade aplicada foi muito interessante.
O que menos gostei:  Maior participação do grupo.


Grupo União – Matemática
Sugestões: Seria interessante que houvesse maior prática na apresentação.
O que mais gostei: Criatividade na apresentação do grupo.
O que menos gostei: A apresentação foi boa. 

Luciana
Pedagogos Aventureiros – Musicalização
Sugestões: Slides mais criativos.
O que mais gostei: Da pratica realizada com as crianças. Os componentes do grupo se preparam para realizar a atividade e isso fez com que ela fosse bastante proveitosa para as crianças.
O que menos gostei: Gostei de tudo na apresentação do grupo.

Pedagogia em Ação - Natureza e Sociedade
Sugestões: Maior participação de todos os integrantes do grupo na apresentação.
O que mais gostei: Integrar a música no desenvolvimento das atividades tanto das crianças como com a turma da Pedagogia.
O que menos gostei: A dificuldade em escutar os vídeos gravados.

Grupo União – Matemática
Sugestões: Seria interessante que todos os participantes do grupo pudessem se expressar de alguma forma.
O que mais gostei: A didática utilizada na apresentação. Durante a apresentação ficou bem fácil compreender tudo que foi realizado pelo grupo. Criatividade das atividades realizadas.
O que menos gostei: Gostei de toda a apresentação.

Miriane
Pedagogos Aventureiros – Musicalização
Sugestões: Apresentar instrumentos possíveis para a prática em escolas carentes.
O que mais gostei: O grupo se preocupou em gravar um vídeo com todas as etapas do processo: desde a indagação inicial sobre o tema, a apresentação, o ato em si, a opinião dos alunos e a reflexão final.
O que menos gostei: Da pouca participação dos integrantes, que vejo como motivo a falta de tempo.

Pedagogia em Ação - Natureza e Sociedade
Sugestões: Participação de todos os integrantes do grupo.
O que mais gostei: Apresentaram de forma segura e como parte da atividade de pesquisa contaram com instrumentos livros e músicas. 
O que menos gostei: A baixa qualidade dos vídeos.

Grupo União – Matemática
Sugestões:  Maior participação dos integrantes do grupo.
O que mais gostei: A didática do grupo
O que menos gostei: Forma que apresentaram o conteúdo - muitos slides.

Naiara
Pedagogos Aventureiros: O grupo trabalhou com o tema musicalização. O grupo foi bem conciso na apresentação do objetivos e conteúdos a serem trabalhados. A atividade foi em executada e clara para as crianças, e o grupo pareceu dominar o assunto proposto. Uma sugestão seria dar continuidade a atividade com atividades manuais.
Pedagogia em Ação: O grupo abordou o eixo Natureza e Sociedade, falando sobre o preconceito. O tema é muito interessante, e as atividades propostas foram contação de história, discussão sore o tema e e música. As crianças da atividade pareceram pouco interessadas. Uma seria trabalhar com atividades mais interessantes ou que fossem executadas de maneira diferente.
União: O eixo trabalhado foi Matemática e o tema foi "direita e esquerda". O tema foi bem trabalhado e as crianças participaram com entusiasmo. As atividades foram bem criativas. Uma sugestão seria a participação de todas as integrantes na exposição do conteúdo e atividades.

 
 
Nessa aula somente a integrante Camila Parpinelli estava ausente
 

domingo, 24 de novembro de 2013

Seminário - Eixo Movimento

      

       Nosso grupo apresentou no dia 13 de novembro o Seminário sobre o Eixo Movimento. Elaboramos um plano de aula composto por um circuito que visa desenvolver a coordenação motora e estimular a participação dos alunos nas atividades propostas.
          Fizemos filmagens com crianças de 2 a 5 anos de idade, para mostrar a adaptabilidade das atividades e também para observarmos as dificuldades e facilidades enfrentadas pelas crianças. Na apresentação propomos a participação de alunos de nossa sala de aula para participar da atividade, a qual disponibilizamos as fotos:















        Disponibilizamos abaixo o Plano de Aula com todas as etapas de desenvolvimento do processo.

PLANO DE AULA: CIRCUITO DE MOVIMENTOS

EIXO DE TRABALHO
Movimento

CONTEÚDO
Equilíbrio
Coordenação

 OBJETIVOS GERAIS
Realizar de modo seguro e coordenado diferentes modalidades de cultura corporal explorando as potencialidades do próprio corpo.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Executar movimentos como subir, saltar, descer, andar, rolar, transportar, atravessar, arremessar, carregar com destreza e segurança.
   
FAIXA ETÁRIA PARA APLICAÇÃO DA ATIVIDADE
Crianças de 4 a 5 anos.

TEMPO ESTIMADO
50 minutos

 RECURSOS
·         Túnel;
·         Cordas;
·         Copos plásticos e garrafa PET;
·         Laranjas;
·         Bambolês;
·         Pneus ; 
·         Ovos cozidos e colheres;
·          Dois círculos de papel.

PROCEDIMENTOS DIDÁTICOS
Preparação:

Montar o circuito:
1-    Andar na corda;
2-    Passar o bambolê:
3-    Ovo na colher;
4-    Laranja na testa;
5-    Círculos de papel;
6-    Água na garrafa;
7- Rolar pneu;
8- Túnel;
9-    Bola na cesta.

 Desenvolvimento

           O professor providenciará um espaço amplo para organizar os obstáculos do circuito de modo que a criança consiga realizá-lo com liberdade. Os obstáculos devem ser divididos segundo habilidades a serem desenvolvidas alternadamente, ou seja, um obstáculo que priorize o desenvolvimento da coordenação em seguida outro que desenvolva o equilíbrio e assim por diante. A ordem dos obstáculos é feita a critério do professor, porém, seguindo a lógica das habilidades a serem desenvolvidas propormos a seguinte sequência:

1º obstáculo: Andar sobre a corda sem se desequilibrar;

2º obstáculo: Avançar casas transpondo o bambolê pelo corpo;

3º obstáculo: Caminhar com um ovo cozido na colher sem deixa-lo cair;

4º obstáculo: Em duplas, equilibrar uma laranja na testa dançando;

5º obstáculo: Andar sobrepondo os papéis no chão;

6º obstáculo: Caminhar segurando uma caneca com água e coloca-la na garrafa sem derramar;

7º obstáculo: Atravessar um túnel engatinhado;

8º obstáculo: Ao terminar de atravessar o túnel arremessar uma bola no cesto ou caixa de papelão.

AVALIAÇÃO

     Será realizada através do registro das observações quanto aos movimentos e atividades que as crianças foram capazes de realizar com. Perceber se os alunos realizaram os movimentos de modo seguro e coordenado, nas diferentes modalidades, bem como o espírito colaborativo estimulado para concretizar as tarefas do circuito.  Repetir a atividade ou exercício que apresentou dificuldades de execução para propiciar o domínio dos movimentos.

REFERÊNCIA

BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil: conhecimento de mundo. v. 3. Brasília, DF: 1998.

sábado, 23 de novembro de 2013

REFLEXÕES INDIVIDUAIS SOBRE OS MODELOS ALTERNATIVOS DE ESCOLA


ESCOLA LIVRE DE INKIRI
      
 Esse modelo de escola chama a atenção por ser localizada dentro de uma ECOVILA, na Comunidade de Inkiri - Bahia, cujo ideal de vida está na "missão de ESPIRITUALIZAR A MATÉRIA, enraizar o espírito na Terra, criando um Novo Mundo através da verdade do espírito, com uma nova forma de viver, pensar e se relacionar, baseados nos princípios espirituais de amor, respeito, evolução e diversidade”.
        Baseada nessa filosofia de vida, a educação das crianças, desde 2 anos até o público adolescente, giram em torno de  atividades que priorizam o uso de materiais concretos e experiências vivenciais, trabalhando assim de uma maneira ativa e dinâmica em harmonia com a natureza, seus semelhantes e a espiritualidade. Seu foco não é o sucesso acadêmico, mas a realização individual como pessoa portadora de sonhos e ideais.
         Acredito ser uma tentativa de melhorar o mundo atual, repleto de sentimentos mesquinhos e maldade, educando as crianças para que conservem o "espírito puro" e convivam em equilíbrio com os materiais e meios disponíveis, despertando e proporcionando várias experiências capazes de integrá-las a essa comunidade. Contudo, temo a dificuldade de adaptação dessas crianças à sociedade comum, caso venham optar por realizar seus sonhos distantes da Ecovila de Piracanga. 
Escrito por: Cecília Nomiso


freeschool
http://www.piracanga.com.br/br/comunidade-inkiri.html



Te Arte
            
O espaço da escola Te Arte é algo muito lindo de se ver. É possível perceber a alegria das crianças em estar dentro daquele espaço, algo muito diferente do que temos visto nas escolas de Educação Infantil. A música, a dança, a brincadeira, tudo ocorrendo de maneira natural, e simplesmente feliz.
            Tudo nesse espaço está integrado, a natureza e as crianças, as crianças com as próprias crianças, as crianças e os adultos. Um lugar admirável e que devemos conhecer melhor para que possamos repensar nossas práticas e qual o modelo de escola que queremos para nossos próprios filhos.
Escrito por: Luciana Reis Fonseca

Te Arte

Das escolas apresentadas pelos outros grupos da disciplina a que mais me chamou a atenção foi a Te Arte. Eles priorizam a aprendizagem ao ar livre, fora dos padrões que conhecemos. A escola tem diversos espaços, todos amplos e explorados de maneira completa. Outro ponto abordado pelo grupo é o fato de que nem todos os profissionais da escola são pedagogos, basta apenas se interessar no desenvolvimento da criança. Tenho isso como ponto negativo, pois desvaloriza o profissional que conhece realmente as necessidades da criança, substituindo por um que muitas vezes desconhece e estimula/interage de maneira inadequada a criança.
Escrito por: Naiara G. Nascimento

Ecole de la Neuville

As escolas apresentadas foram as mais diversas, e a que mas se destacou para mim foi a Ecole de la Neuville – França, ela foi fundada em 1973, por 3 professores recém formados, ela tem estilo de um internato, a base pedagógica vem de Frenet, Fernard Oury, Dotto e Froyd.Tem como princípio a aprendizagem da vida em sociedade, no começo do dia as crianças são separadas em turmas, no período da manhã possuem aulas normais e a tarde estão livres. Elas têm aula de teatro, trabalhos manuais, música.
As tarefas domésticas são exercidas pelas crianças, por exemplo, as compras, manutenção de jardim, cozinha, entre outras. Os alunos mais velhos apadrinham os mais novos.
Escrito por: Daniela Mazzini Venturini

  Casa Redonda

A escola que mais me chamou a atenção foi a Casa Redonda, se iniciou em 1980, no estado de São Paulo, são dois os pilares da base da Casa Redonda, a Cultura Brasileira e a Cultura da Infância, segundo o grupo que apresentou a fundação, a casa construída é uma casa redonda onde as crianças se encontram para brincar juntas, favorecendo o convívio entre diferentes faixas etárias e situações econômicas. Um lugar de convivência entre adultos e crianças, possibilitando ao educador o estar com as crianças, sem a pressão de um programa curricular imposto de fora para dentro.
Escrito por: Miriane Justo

Te Arte

Analisando as escolas apresentadas pelos demais grupos a que mais me chamou a atenção foi a Te Arte.
Acredito que a valorização pelo SIMPLES, pela NATUREZA na época em que vivemos onde tudo é tecnológico, mostra-se uma forma importante de valorizar a educação.
A valorização do espaço físico da escola, que vai além das paredes da sala de aula, leva o aluno à obter maiores aprendizados na prática e favorecendo a fixação de conteúdos.
Acreditar nas capacidades variadas das crianças e valorizar os interesses de cada um possibilita atingir melhores resultados, mas para isso o educador deve conhecer seus alunos para saber aplicar as melhores técnicas.
Escrito por: Daiana Del Bianco  


Te Arte

Observando as particularidades de cada instituição que foram apresentadas a que mais me interessou foi a proposta da Te Arte.
É uma ideologia que contrapõe os moldes da educação enraizada em nossa sociedade, integrando a criança no mundo físico, social e principalmente cultural.
Os referênciais que norteiam a educação básica dão diretrizes que se confrontam nas práticas docentes e na organização das escolas, gerando um problema notório que é o fracasso escolar. Pude perceber que a Te Arte consegue despertar no educando a motivação, a significância  e a ideologia da escola o que falta nas escolas tradicionais.
Escrito por: Camila Parpinelli