quinta-feira, 24 de outubro de 2013

Levantamento de opiniões sobre a apresentação do nosso trabalho

Conforme solicitado , fizemos a reflexão sobre as opiniões sobre nossa apresentação e chegamos a seguinte conclusão:

Atingimos: 
Apresentação dos conteúdos de forma clara e com exemplos de fácil compreensão =)
Precisamos melhorar:
O envolvimento do grupo durante a apresentação, com mais participação ativa e dinâmica. =(




* Até o início da aula de 23/10 apenas o grupo Mira e Pedagogos Aventureiros postaram suas avaliações sobre as apresentações.

segunda-feira, 21 de outubro de 2013

Apresentações dos Grupos


Na aula de hoje assistimos a apresentações de todos os grupos da sala. Foi Proposto que cada integrante do grupo respondesse a duas questões de cada apresentação. São elas:

O que mais gostei?
O que poderia ser melhorado?

Postaremos abaixo as análises efetuadas pelo grupo Práxicas.

Análises



Cecília
O que mais gostei?
A abordagem sobre interações de qualidade em ambientes adequados e estimuladores,  meio para o desenvolvimento da linguagem na criança.
O que poderia ser melhorado?
A exemplificação da influência do brincar na vida de Manoel de Barros poderia ser mais aprofundada.

Daiana
O que mais gostei?
Gostei da parte onde o grupo explica a importância do papel do educador e que o brincar é extremamente importante para o desenvolvimento da criança.
O que poderia ser melhorado?
Na próxima apresentação poderiam colocar mais imagens para exemplificar, pois as que foram apresentadas contribuíram muito para entendermos melhor o conteúdo.

Daniela
O que mais gostei?
As crianças não precisam fazer a mesma coisa ao mesmo tempo.
O que poderia ser melhorado?
A divisão do grupo, para que todos os integrantes saibam de todas as áreas do tema proposto.

Luciana
O que mais gostei?
Conhecimento e informação a respeito do tema trabalhado.
O que poderia ser melhorado?
A organização do trabalho em grupo.

Miriane
O que mais gostei? 
O grupo se dividiu para a apresentação dos temas explorados em aulas anteriores e a participante Mariana apresentou os colegas, além de fazer uma introdução do assunto que seu grupo iria expor.
O que poderia ser melhorado?
Como a professora comentou, o grupo poderia melhorar na forma de se apresentar, não se referindo a fala dos colegas como "a parte de".

Naiara
O que mais gostei?
O grupo explorou de forma bem minuciosa o assunto, elaborando bem os slides e explicando detalhes do assunto. 
O que poderia ser melhorado?
Resumir mais os conteúdos para não estourar o tempo determinado pela professora, e conseguir terminar de expor todo o conteúdo.



Cecília
O que mais gostei?
A apresentação dos tipos de brinquedos e suas funções para realização do uso adequado de acordo com a finalidade da atividade.
O que poderia ser melhorado?
O controle do tempo de apresentação.

Daiana
O que mais gostei?
Em saber que os brinquedos oferecem variadas possibilidades de aprender novas experiências e a importância da brincadeira como fonte de conhecimento.
O que poderia ser melhorado?
A apresentação foi muito boa, poderiam somente colocar mais imagens para exemplificar.

Daniela
O que mais gostei?
Mesmo não tendo o objetivo pedagógico as brincadeiras ajudam no desenvolvimento da criança.
O que poderia ser melhorado?
Nas falas dos integrantes entende-se que cada um fez uma parte e não sabe o trabalho todo.

Luciana
O que mais gostei?
"O brinquedo é um elo com o passado e uma forma de se pensar o futuro".
O que poderia ser melhorado?
Dinâmica da apresentação.

Miriane
O que mais gostei?
O grupo apresentou um material rico em detalhes e também trabalharam de forma concisa, tratando vários assuntos em um espaço de tempo curto.
O que poderia ser melhorado?
Apesar dos textos curtos utilizados nos slides, senti falta de imagens ilustrando os conceitos e falas.

Naiara
O que mais gostei?
O tema explorado é muito importante. O grupo deu ênfase a brincadeira, explicando que ela é fundamental na escola e precisa ser explorada de maneira correta pelo professor. 
O que poderia ser melhorado?
Dinâmica de grupo e imagens.


Cecília
O que mais gostei?
A ênfase nas brincadeiras que desafiem as crianças para um avanço em seu desenvolvimento, sejam atividades motoras ou cognitivas.
O que poderia ser melhorado?
Construção de slides com menos informações.

Daiana
O que mais gostei?
Em saber que no período de 0 a 3 anos as transformações são bem rápidas e contínuas e as interações sociais ajudam a criança a se comunicar.
O que poderia ser melhorado?
Os slides foram bem trabalhados, porém poderiam tentar sintetizar um pouco mais.

Daniela
O que mais gostei?
Gostei de saber que quando as crianças interagem umas com as outras faz com que se comuniquem mais.
O que poderia ser melhorado?
Na próxima apresentação poderiam colocar menos conteúdos em um mesmo slide.

Luciana
O que mais gostei?
A apresentação gráfica criativa dos slides.
O que poderia ser melhorado?
Controle do tempo.

Miriane
O que mais gostei?
A apresentação do grupo contou com slides muito bem preparados e citação de fala dos grupos que se apresentaram antes, o que comprova que os temas trabalhados estão interligados.
O que poderia ser melhorado?
Como a professora comentou, o grupo também não falou do vídeo que foi trabalhado juntamente com o texto.


Naiara
O que mais gostei?
Todas as integrantes participaram da apresentação e responderam aos questionamentos da professora.
O que poderia ser melhorado?
Slides com menos conteúdo para melhor compreensão.


Cecília
O que mais gostei?
A questão sobre a falta de interação entre crianças de diferentes idades nas escolas de educação infantil. No vídeo auxiliar, de uma escola de São Caetano, esse encontro dos alunos é possibilitado em atividades variadas em determinados dias do calendário escolar. 
O que poderia ser melhorado?
O entrosamento do grupo.

Daiana
O que mais gostei?
Da valorização da diversidade e reconhecer a dignidade da criança.
O que poderia ser melhorado?
O grupo poderia utilizar mais imagens para promover os exemplos dados.

Daniela
O que mais gostei?
A interação entre as crianças pode ser de diversas maneiras como: dança, teatro..
O que poderia ser melhorado?
Na próxima apresentação o grupo poderia utilizar videos para ilustrar.

Luciana
O que mais gostei?
A desenvoltura para se falar a respeito do tema.
O que poderia ser melhorado?
Dinâmica da apresentação.

Miriane
O que mais gostei?
O grupo apresentou os conteúdos de forma clara, facilitando a apreensão dos conceitos.
O que poderia ser melhorado?
A ausência de integrantes foi notada e prejudicou o grupo.

Naiara
O que mais gostei?
O grupo apresentou de forma clara o conteúdo proposto e mostrou ter domínio do assunto.
O que poderia ser melhorado?
Presença de todo o grupo na próxima apresentação.




Cecília
O que mais gostei?
A crítica ao acesso restrito aos livros na maioria das escolas. Não há como incentivar a leitura sem o oferecimento de um suporte.
O que poderia ser melhorado?
A escolha de um livro mais adequado em questão do tempo de exposição. 
Faltou o logo da equipe.

Daiana
O que mais gostei?
A importância da leitura para o desenvolvimento infantil, é preciso ter contato com o livro.
O que poderia ser melhorado?
A dinâmica foi muito legal, só poderiam ter escolhido um livro mais curto para exemplificar.

Daniela
O que mais gostei?
A contação de história é muito importante para o desenvolvimento da criança.
O que poderia ser melhorado?
Na próxima apresentação o grupo deve se preocupar mais com o tempo.

Luciana
O que mais gostei?
Forma diferenciada e criativa da apresentação.
O que poderia ser melhorado?
Gostei muito da apresentação, a única coisa que acho que poderia ser melhorada é a escolha do livro de história para ser contado, a história foi longa para o momento.

Miriane
O que mais gostei?
O grupo usou livros, contou história e se diversificou dos demais por apresentar de outra maneira.
O que poderia ser melhorado?
Analiso o grupo com um ponto negativo no momento em que pediu à sala que observasse os livros que trouxeram ao mesmo tempo em que uma colega do grupo contava história.

Naiara
O que mais gostei?
Gostei da criatividade do grupo em montar todo o ambiente para a apresentação.
O que poderia ser melhorado?
Escolha do livro devido ao tempo, contar a história de maneira mais dinâmica.




Cecília
O que mais gostei?
O alerta para a falta de profissionais qualificados para o acompanhamento das crianças que em 2001 era menos de 13% do quadro de funcionários.
O que poderia ser melhorado?
A exemplificações nas explicações.

Daiana
O que mais gostei?
Saber que no início a educação era sinônimo de educar e cuidar, porém os professores tem que ter uma formação superior para melhor atender as crianças.
O que poderia ser melhorado?
Poderia colocar mais imagens nos slides para exemplificar os conteúdos abordados.

Daniela
O que mais gostei?
Abordagem do tema foi bastante interessante. 
O que poderia ser melhorado?
Preocupação maior com o tempo de apresentação.

Luciana
O que mais gostei?
Sistematização dos conteúdos na apresentação.
O que poderia ser melhorado?
Os slides poderiam ser mais atrativos e dinâmicos.

Miriane
O que mais gostei?
As meninas apresentaram aspectos históricos da educação.
O que poderia ser melhorado?
O grupo não trabalhou de forma dinâmica.

Naiara
O que mais gostei?
Abordagem rápida do conteúdo e apresentação de conteúdos históricos.
O que poderia ser melhorado?
Mais exemplos e domínio do conteúdo.




Nesse dia somente a integrante Camila Parpinelli estava ausente.





quinta-feira, 10 de outubro de 2013

Semana de Estudos pedagógicos




  
De 07 à 11 de Outubro acontece na Unesp Bauru a Semana de Estudos Pedagógicos. Nosso grupo tem participado de todas as atividades, pois julgamos ser extremamente importante eventos como esse que proporcionam novas visões sobre a profissão do Pedagogo.




segunda-feira, 7 de outubro de 2013

Compensação de falta do dia 02/10 - Daniela Mazzini Venturini

Para compensar minha falta no dia 02/10, fiz uma "comparação" com o modelo do CCI e de algumas escolas da minha cidade.


O Centro de Convivência Infantil " Bagunça Feliz" se localiza na cidade de São José do Rio Preto, tem em média 11 funcionários, e é organizado em grupos, de 03 a 06 anos. Em Santa Cruz do Rio Pardo, são creches municipais, ou escolas particulares, geralmente as crianças atendidas variam de 03 a 06 anos também, são divididos em níveis e não em grupos, Maternal I, Maternal II, Jardim I e Jardim II, ou Maternal I, Maternal II, Nível I e Nível II.

No CCI os projetos desenvolvidos são muitos e bastante interessantes, como a participação dos pais, entre outros que auxiliam no desenvolvimento das crianças,  nas escolas de Santa Cruz se tem muitos projetos, mas também se tem o sistema apostilado, o qual é muito bom, isso gera uma praticidade e segurança, pois eles tem uma base para que possam elaborar projetos e atividades.

Sobre a questão da alimentação e da saúde, são bem parecidas a do CCI com as escolas da minha cidade, elas tomam lanche, almoçam, tomam o lanche da tarde e jantam. E caso se tenha algum problema com a saúde da criança imediatamente se comunica os pais, que buscam, ou vão medicar.

É muito interessante a estrutura do CCI, principalmente a inclusão dos pais nas atividades com as crianças, assim não só os professores contribuem na formação das crianças, como os pais. é muito importante a relação família-escola, isso ajuda e muito na formação dos nossos futuros cidadãos.

quarta-feira, 2 de outubro de 2013

Atividades efetuadas em aula dia 02/10/2013



Atividades realizadas em aula

1. A aula de hoje foi realizada pela Professora Bruna Hammer que primeiramente nos apresentou o vídeo "Sambalelê" interpretada pelos Barbatuques. Após assistirmos o vídeo, reproduzimos a música em sala de aula.




2. Leituras dos textos:

"Tensões universais envolvendo a questão do currículo para a educação infantil" de Lenira Haddad e "O lugar da prática e da teoria na Educação Infantil" de Analúcia de Morais Vieira



Após a leitura elaboramos o seguinte texto que considera a organização do trabalho Pedagógico na Educação Infantil.

Tensões universais envolvendo a questão do currículo para a educação infantil


O texto trata da importância de um currículo mínimo na educação, em especial à educação infantil. Com pesquisas realizadas com a participação de dez países, tornou-se possível analisar posições opostas em educação: uma abordagem enxerga a educação infantil como base para a escola, uma “escola júnior” enquanto a outra vê a educação infantil como espaço de aprendizagem adaptado a criança e atividades voltadas a idade, como uma identidade própria da educação infantil e das crianças.


O lugar da prática e da teoria na Educação Infantil



O texto apresenta o trabalho realizado na Escola de Educação Básica da Universidade Federal de Uberlândia/ MG. Essa escola apresenta uma proposta pedagógica diferenciada para a Educação Infantil. Para eles a prática presente no cotidiano infantil precisa ser embasada em eixos lúdicos, na cultura, na formação humana e na construção do conhecimento.

            Para que a Educação Infantil possa atender as crianças de maneira integral, com uma formação para a vida é necessário um planejamento pedagógico que foque na realidade das crianças atendidas. Cada comunidade possui suas próprias características e estas devem estar presentes dentro do cotidiano escolar, valorizando e formando suas crianças para a realidade que as cerca.




3. Acessamos o site do CCI (Centro de Convivência Infantil da Unesp, disponível no endereço: http://www.ibilce.unesp.br/#!/administracao/cci/ para verificarmos a organização, projetos e os pontos que mais chamaram a atenção desse modelo de escola.





Organização: O CCI “Bagunça Feliz” está situado na cidade de São José do Rio Preto, e é constituído por um parque e dois edifícios. Tem em sua equipe 11 funcionárias, sendo uma delas, estagiária de Pedagogia. Atendem as crianças nos períodos da manhã e da tarde. As crianças são dividas em grupos de acordo com a idade. A organização está adequada, pois seguem todas as Resoluções UNESP.

Projetos: Cada grupo trabalha com projetos diferentes, que atendem os temas como alimentação, natureza, artes, cultura e etc. Os projetos são muito interessantes, desenvolvem o cognitivo e a coordenação dos pequenos.

O que o grupo mais gostou: As Práxicas gostaram do envolvimento dos pais nas atividades desenvolvidas pelos grupos. Os pais participam tanto das atividades lúdicas, quanto contribuem para as atividades pedagógicas, contribuindo para a  formação das crianças.



O que precisa ser melhorado: Gostamos muito do modelo seguido pela CCI, e acreditamos que seria importante a ampliação das vagas na unidade e também a expansão desse modelo para as redes municipais e/ou estaduais.




4. Acessamos o site da Nova Escola http://revistaescola.abril.com.br/creche-pre-escola/ que foi apontado como leitura complementar.
Nele encontramos diversas matérias sobre identidade e autonomia para criança de 0 à 3 anos. O site apresenta um roteiro didático com 10 tópicos para melhor compreensão do tema.  Esse tema é relevante, pois como estamos analisando as Diretrizes Curriculares para a Educação Infantil, é de suma importância o tema de construção de Autonomia.



Na aula de hoje (02/10/2013) somente a integrante Daniela Mazzini não estava presente.



Plano de equipe dia 02/10/2013





Síntese das brincadeiras vivenciadas pelo grupo na infância.

INTEGRANTE DO GRUPO
ANO
LOCAL
BRINCADEIRAS
Camila
1992
Agudos-SP nas ruas do bairro.
Jogo de Bets
Cecília
1994
Mirandópolis-SP na escola de língua japonesa.
Gins
Daiana
1991
Jaú-SP na pré-escola.
Corre lenço
Daniela
2004
Santa Cruz do Rio Pardo-SP no sítio em que mora.
Esconde-Esconde
Luciana
1986
Belo Horizonte-MG na casa da avó.
Queimada
Miriane
2003
Botucatu-SP no quintal da minha casa.
Pular elástico
Naiara
2002
Botucatu-SP na rua da minha casa.
Pular corda e elástico








Slides

Apresentação sobre as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil














terça-feira, 1 de outubro de 2013

Compensação de falta do dia 25/09 - Daniela Mazzini Venturini

Compensação de falta do dia 25/09, reflexão sobre o texto “EDUCAÇÃO INFANTIL, CURRÍCULO E SABERES DOCENTES: PERCURSOS DE UMA PESQUISAAÇÃO”, do vídeo “CAMINHOS DA ESCOLA - EPS 31 - EDUCAÇÃO INFANTIL" e "DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL".

De acordo com as diretrizes curriculares nacionais para a educação infantil um currículo é Conjunto de práticas que buscam articular as experiências e os saberes das crianças com os conhecimentos que fazem parte do patrimônio cultural, artístico, ambiental, científico e tecnológico, de modo a promover o desenvolvimento integral de crianças de 0 a 5 anos de idade.” Podemos associar isso ao vídeo apresentado pelo caminhos da escola, onde uma escola no Rio de Janeiro desenvolve um currículo contando com a participação de todos, buscando desenvolver as seis áreas do desenvolvimento para se trabalhar com a criança:  Linguagem oral e escrita, matemática, natureza e sociedade, artes visuais, musica e o movimento.
E segundo o artigo proposto foram apresentados alguns seminários de estudos reflexivos, no primeiro foram discutidos questões relativas às concepções de currículos, os professores associavam currículo á um lista de conteúdos a serem trabalhados, no segundo, foi feita a análise coletiva de trechos das entrevistas individuais e o estudo de textos científicos na busca da construção e  reconstrução das definições de currículo/proposta curricular, no terceiro , foram resgatados  os trechos das falas nas entrevistas individuais para destacar palavraschave, termos, expressões que caracterizassem os aspectos constitutivos de uma proposta curricular para a educação infantil e fomos complementando esses achados a partir da leitura e discussão de um artigo científico de autoria própria. No quarto seminário foram apresentados os relatos de observações e foi proposto que os professores se reunissem por nível para registrar as atividades realizadas na rotina de uma semana de aula. E por fim no quinto seminário foram apresentadas  a importância das brincadeiras na educação infantil, na maiorias das vezes o professores vêem o brincar como passatempo, ele distinguem hora de brincar com hora de aprender, foram retomados os saberes docentes relativos ao espaço da brincadeira na organização de uma rotina.

No vídeo assistido foi possível notar que muitas atividades propostas pelas professoras envolvem o brincar, a criança pode muito bem aprender brincando, um trecho que me chamou a atenção foi onde as crianças dentro da sala brincavam de boliche, elas derrubavam os pinos (garrafas pet) compreendiam o número representado e tinham que pegar o mesmo número de tampinhas dentro da caixa. Assistir o vídeo e poder ler e ter contato com as diretrizes e o artigo foi muito interessante para uma melhor aprendizagem de nossa parte como futuros professores.