domingo, 9 de junho de 2013

Análise para a Compensação de Falta

Para compensar a falta do dia 03/06, fiz uma resenha sobre o texto "Transposição didática, Interdisciplinariedade e Contextualização".

A necessidade de se ensinar o conhecimento leva á modificação do tal, isso se chama transposição didática. Todos os professores fazem, porém nem sempre de forma eficaz. A transposição didática ocorre quando há ênfase em determinados temas e em outros não; quando há recortes de conteúdo; quando há à ordenação de conteúdos para melhor entendimento e quando o conteúdo é apresentado de diferentes maneiras, como por textos, gráficos, vídeos, entre outros.
A transposição põe em evidência que a disciplina escolar não é o conteúdo científico na íntegra, e sim apenas uma parte dele.
O nosso mundo é muito complexo, para o compreendermos é preciso dividir os conhecimentos sobre ele em disciplinas, mas para conhecê-lo como um todo é preciso fazer a reintegração das disciplinas para que o conhecimento não fique fragmentado.
Contextualizar é reenraizar o conhecimento de onde foi tirado, para que de sentido à parte. Tudo que conhecemos pode ser relacionado com o currículo escolar, assim os contextos que mostramos aos alunos podem ajudá-los na compreensão de mundo, e eles são inesgotáveis.
Quanto mais perto o aluno estiver desses contextos, mais significado terá o aprendizado.
Enfim, a escola precisa preparar o aluno para a vida em sociedade, para o mundo do trabalho, portanto a escola precisa dar conta dos conhecimentos significantes para o aluno e também para os que serão utilizados por eles no futuro.
É de fundamental importância que o professor conheça essas táticas de ensino e que faça uso delas de forma eficaz, para melhor aprendizagem do educando.

Naiara G. Nascimento

segunda-feira, 3 de junho de 2013

Plano de equipe - 03/06/2013



Transposição didática, interdisciplinaridade e contextualização

Após as atividades de apresentação das análises dos textos e visualização do vídeo "Vida Maria", foi proposta uma terceira atividade. Efetuamos a leitura do texto: "Transposição didática, interdisciplinaridade e contextualização". Através do conteúdo elaboramos as duas questões seguintes:

1. O que é contextuar e qual é o sentido de contextualização?

2. Segundo o texto "fazer a transposição didática implica em algumas competências que é preciso estar atento em desenvolver e isto deverá estar contemplado no plano de educação continuada da escola, da região ou do sistema de ensino", cite duas competências.

Nosso grupo, participando da atividade, respondeu as questões elaboradas pelo Grupo M. M.A. São elas:

1. O que é transposição didática?
É a necessidade de se modificar o conhecimento no decorrer do ato de ensino.

2. Quais os níveis de interdisciplinaridade?
São dois níveis. O primeiro nível, e mais simples, consiste em tratar o mesmo tema sob as visões das diferentes disciplinas. Já o segundo nível consiste em relacionar determinado tema com todas as disciplinas.

O texto está disponível, na íntegra, no link abaixo:

Vídeo: Vida Maria

O grupo Práxicas assistiu junto com a sala o vídeo "Vida Maria".

Esse vídeo é uma animação que representa a vida do povo Nordestino, onde a filha queria estudar e a mãe acha que isso é besteira, acabando com seus sonhos. No decorrer do vídeo verificamos que a "Maria José", personagem principal, não estudou, teve vários filhos e seguiu os passos das outras "Marias" da família.  Com essa falta de incentivo o modelo de vida simplesmente foi perpetuado.

A professora Verinha, ao término do vídeo, perguntou qual palavra vinha na cabeça de cada integrante do grupo. Nossas respostas foram as seguintes:

Camila: Sofrimento;

Cecilia: Realidade;

Daiana: Decepção;

Daniela: Continuação do ciclo;

Miriane: Maria.



Texto sobre Interdisciplinaridade


Interdisciplinaridade e Transdisciplinaridade na formação de professores

Ivani Catarina Arantes Fazenda


A autora apresenta em seu artigo algumas definições de Interdisciplinaridade e levanta a questão sobre o tema para a formação de professores. Critica a definição produzida em 1970 pela CERI por ser muito ampla e assim, insuficiente para fundamentar sua prática e, sugere as Ordens, distintas e complementares de Fourez (2001) onde ordena uma de âmbito científico e outra social.
A primeira proporciona saberes interdisciplinares e conhecimentos científicos, essenciais no ato de formar professores. Ela se torna interdisciplinar ao obrigar o professor rever suas práticas e ao conscientizá-lo de sua própria participação dentro de sua disciplina. Dentro da cientificidade, a disciplina precisa ser analisada pelos saberes que contempla e seu engendramento com conceitos e movimentos.
A ordem social visa o relacionamento dos saberes científicos com as realidades social, política e econômica auxiliando na compreensão e análise do mundo em aspectos complexos onde a ciência sozinha é incapaz de enfrentar.
Baseada em Lenoir (2001), aponta três dimensões para a formação de professores brasileiros: do sentido, da intencionalidade e da funcionalidade. Os saberes humanos precisam ser preparadas para atuarem em sociedades diversas e complexas com necessidades e realidades pontuais a elas. A interdisciplinaridade escolar busca a promoção de uma aprendizagem onde o saber do professor e do aluno tenham respeito mútuo e harmônico.
A transdisciplinaridade é o resultado do diálogo entre questões complexas sobre formação e questões ambíguas como respeito, desapego, negociação, humildade, coerência entre outros, com finalidade de conscientizar, ampliar e construir novos saberes para possibilitar um trabalho educacional diferenciado destacando o caráter humano.

Plano de Aula - Pedagogia Histórico Crítica - 27/05/2013

PLANO DE AULA- Pedagogia Histórico Critica

CONTEÚDO: 
Obras do Romero Brito

FAIXA ETÁRIA: 
04 a 05 anos

OBJETIVOS:

Ampliar percepção de artes e diferenciar artes de artista.

MATERIAIS: 
-Imagens das obras
-Folha Canson
-Guache
-Pincel
Ou-Massinha

METODOLOGIA: 
O professor questionará os alunos sobre seus conhecimentos prévios sobre Artes e depois irá fazer uma pesquisa na biblioteca sobre “O que é Artes?”.Depois utilizará as imagens para apresentar o autor e as obras e logo em seguida será proposta, aos alunos, a reprodução da obra que mais lhe atraiu de forma livre (massinha, pintura etc.).

TEMPO ESTIMADO: 50 min (uma aula)

AVALIAÇÃO:
Compreender que a Arte não é necessariamente o Romero Brito, mas que é somente uma parte dela.


Análises para compensação de faltas



Para compensarmos nossa falta no dia 27/05/2013, optamos por visitar os outros blogs e fazer uma análise das postagens referentes aos conteúdos de Interdisciplinaridade.

CAMILA PARPINELI
Análise Grupo Mira

DAIANA DEL BIANCO
Análise Grupo União

Visitando o Blog do Grupo União (http://grupouniao6.blogspot.com.br/) verifiquei o post referente ao texto "A Interdisciplinaridade: construção de uma atitude pedagógica".
Nesse texto os estudos sobre interdisciplinaridade tem foco na falta de prática e desmerecimento dos saberes populares aplicados nas escolas. É preciso trazer a realidade da comunidade para o ambiente escolar, pois essa é rica de conteúdo. O saber acontece na troca e no diálogo entre professores e alunos, construindo novas ideias e experiências.
A tentativa de concretizar a interdisciplinaridade no ambiente escolar é extremamente importante, uma vez que os novos professores e profissionais da educação poderão concretizar as suas propostas educacionais.
O texto na íntegra está disponivel no link: http://www.hottopos.com/isle8/55-64Cel.pdf

MIRIANE JUSTO
Análise Grupo Pedagogos Aventureiros

NAIARA NASCIMENTO
Análise Grupo Pedagogia em Ação

O Grupo Pedagogia em Ação fez uma síntese do texto "A Interdisciplinaridade: construção de uma atitude pedagógica", dando atenção ao conceito, à origem e ao valor da Interdisciplinariedade.Segundo a síntese, Interdisciplinariedade é abordar um determinado tema em diferentes áreas. A origem foi explicitada no texto quando o grupo expõe datas em que se começaram a discutir essa nova abordagem pedagógica. E por fim o valor, que segundo o grupo é "... fazer reflexões sobre temas distintos na sua forma mais complexa. É entender o mundo na sua forma mais global." A síntese ficou bem objetiva, o que ajuda o visitante do blog a entender o assunto de que se trata o texto.
Blog Pedagogia em ação: http://pedagogiaemacao.tumblr.com/