segunda-feira, 27 de maio de 2013

Livro: Uma Didática para a Pedagogia Histórico-Crítica

Foi proposto pela professora Verinha que cada aluno respondesse uma questão em relação ao conteúdo do livro. Estamos postando abaixo as perguntas e suas respectivas respostas:


CAMILA PARPINELLI
QUESTÃO 
4 - Como devem ser reconstruídos os conteúdos científicos na pedagogia histórico-crítica?
Os conteúdos devem ser reconstruídos contextualizados em todas as áreas do conhecimento humano, são produto de uma proposta histórica que tem como base o trabalho e a ação humana que transforma o meio. Os conteúdos reúnem dimensões além de conceituais apenas, mas também históricos, sociais, ideológicos entre outros fatores.
 
CECÍLIA NOMISO
QUESTÃO

6- Explique o que o autor descreve como um rico processo dialético de trabalho pedagógico. 
Descreve como um processo onde se questione os conteúdos prévios do aluno, valorizador da diversidade e da divergência, que parte da sua realidade social para as atividades e conteúdos a serem desenvolvidos em sala de aula. Estimulador da busca constante de conhecimentos novos para suprir as necessidades e incertezas do aluno, quando esta é adquirida pela mediação do professor, volta-se novamente para a realidade social como um tofo em forma de ações práticas providas dessa aprendizagem.


DAIANA DEL BIANCO
QUESTÃO 
7- O autor se apoia em outros autores para definir o que entende por conhecimento. Explique como o autor o define, a partir de suas palavras e do apoio de outros autores citados no texto.
Primeiramente o autor diz que é necessário uma mobilização do aluno para a construção do conhecimento escolar, a leitura da realidade, o contato com o tema a ser estudado e que o educador deve instigar o aluno a ter curiosidade por aprender.  Se o professor se interessar em saber o que os alunos já conhecem o seu trabalho pedagógico será mais adequado, definirá uma melhor estratégia de ação conseguindo desenvolver o conhecimento no aluno.
O autor cita outros autores como Paulo Freire que chama a atenção para respeitar a identidade cultural que o aluno trás consigo, seu histórico social. Cortella, que reforça a ideia de que é preciso descobrir quais são as preocupações dos alunos, pois caso o professor não saiba o aluno não aprenderá, mas sim somente vai decorar o conteúdo. Vasconcellos,  acredita que conhecendo a realidade dos educandos é possível fazer um mapeamento de seu conhecimento e por fim, Vigotsky, frisando que a escola não começa do vazio, mas sim de um conhecimento prévio que o aluno já trás consigo antes de ingressar nela.

DANIELA MAZZINI
QUESTÃO 
10-  Explique a afirmação: A Nova metodologia de ensino-aprendizagem expressa a gtotalidade do processo pedagógico, dando-lhe centro e direção na construção e reconstrução do Conhecimento.
A metodologia proposta por Gasparin é uma diferente forma de ensinar o aluno partindo dos conhecimentos prévios que ele tem questionando- o a partir dos conteúdos ensinados. Construção do conhecimento por que ele aprende a mais,e reconstrução pois ele reconstrói o conhecimento que ele já tem. 

MIRIANE JUSTO
QUESTÃO
29 -  Explique a afirmação: Os educandos e o professor efetivam, aos poucos o processo dialético de construção do conhecimento escolar que vai do empírico ao concreto pela mediação do abstrato, realizando as operações mentais de analisar, comparar, criticar, levantar hipóteses, julgar, classificar, deduzir, explicar, generalizar, conceituar.
O processo dialético do conhecimento ocorre em círculos, além de ser precedido por um conhecimento anterior. Como uma espécie de tema-rema, onde o conhecimento é a base para uma nova descoberta, transformando-se em um novo conhecimento. Quando o aluno reflete sobre o que aprendeu, o que tem dificuldade, o que conseguiu melhorar, está realizando sua auto-avaliação. Os mesmos também analisam o que construíram junto com o professor, o que o professor os auxiliou a descobrir, etc. Obviamente o professor os analisa, além de levar em conta o processo da aprendizagem, a dificuldade de cada aluno, a melhoria, o empenho individual.  O ato de aprender, aprender algo novo sobre o conhecido, reformular o conhecimento tornando-o mais complexo é que dá forma ao processo dialético do conhecimento escolar, que não é somente do aluno, mas do aluno-professor, discente-docente.

NAIARA NASCIMENTO
QUESTÃO
30 - Explique como se dá a construção dos conceitos científicos nas crianças.
Segundo o livro, a construção dos conceitos científicos se dá a partir do momento em que o professor apresenta o conteúdo cientifico para o aluno e o compara com o cotidiano, e o aluno por sua vez, executam inicialmente a mesma atividade do professor, através da analise, comparação, generalização, até que os mesmos se apropriem dos conceitos e os incorporem em seu conhecimento cotidiano, transformando-o também em científico, construindo novas sínteses mais elaboradas.





Análise da Postagem Grupo Pedagogia em Ação

Análises:

CAMILA
O blog Pedagogia em Ação é um blog atualizado com uma estética bem atraente e moderna, as integrantes forma muito felizes ao escolherem o papel de fundo, Romero Brito é o máximo!!!Além do mais o blog está atualizado e numa linguagem clara e coerente, fica bem notório que o grupo se preocupa e se interessa pelas aulas, haja vista a pontualidade das postagens e a riqueza de conteúdos.

CECÍLIA
A equipe Pedagogia em Ação demonstra muita dedicação e criatividade na construção de seus trabalhos tanto no blog como nos apresentados em sala de aula. Suas pesquisas apresentam informações interessantes sobre os conteúdos estudados em classe que complementam e enriquecem nosso aprendizado. Apesar detrabalharem muitas vezes desfalcados, demonstram grande empenho em desenvolver pontualmente suas atividades e obtendo ótimos resultados.
DAIANA
O Grupo Pedagogia em Ação é bastante pontual com suas postagens no blog. A linguagem utiizada é bastante clara e precisa, o que ajuda bastante na hora da compreensão do conteúdo. Nas apresentações feitas  em sala de aula, assim como no blog, o grupo demonstra segurança no que explica para a sala e disponibilidade para responder quaisquer dúvidas que tenhamos. Quero dizer que o grupo está de Parabéns!

DANIELA
Avaliação individual do blog do grupo Pedagogia em Ação: o grupo realiza o plano de equipe em todas as aulas,  realiza todas as atividades propostas em sala e as propostas nas aulas teórico-práticas,  o blog sempre é atualizado,  eles mostram-se preocupados com as aulas e são bem participativos. 

MIRIANE
O grupo mantém o blog atualizado, descrevem as atividades realizadas com riqueza de detalhes e estão sempre participando em sala de aula.
Os planos de aula são constantes, o grupo está sempre de acordo com o que foi solicitado pela professora, mantendo suas atividades em dia e realizando tudo de forma colaborativa.
Assim, só resta dizer que o grupo está em ordem com a proposta da disciplina.

NAIARA
O blog do grupo em questão está sempre atualizado, é um blog bem elaborado, de fácil acesso e entendimento. Todos os conteúdos postados estão de acordo com o solicitado pela professora, assim como também as apresentações, que sempre envolvem todo o grupo e tem bastante clareza. O grupo e blog estão de parabéns, inclusive pela criatividade na criação do logo! Adorei!

Plano de equipe - 20/05/2013


segunda-feira, 13 de maio de 2013

Relação Professor Aluno: Uma revisão crítica

Na aula de hoje foi indicado o texto: "Relação Professor-Aluno: Uma revisão crítica" de Denise de Cássia Trevisan Siqueira. Efetuamos a leitura do mesmo para sabermos os pontos chaves sobre a convivência diária e saudável entre educando e educador. Pesquisamos textos e vídeos que ilustram e relatam situações frequentes na vida escolar atual e que disponibilizamos para vocês:





Apresentação sobre a Escola da Ponte


Na aula de hoje (dia 13/05/2013) tivemos a oportunidade de assistir um relato da professora Bruna Humer. Ela aceitou o convite da Professora Verinha para expor sua experiência vivida no ano de 2007 durante sua visita à Escola da Ponte em Portugal.

Bruna nos contou sobre a convivência entre alunos e professores, a autonomia que esses alunos adquirem durante os anos de estudo, os valores e a cidadania que são levados muito a sério no ambiente escolar. Tivemos acesso à fotos e a seu caderno de anotações; disponibilizamos algumas fotos dos mesmos logo abaixo.

A experiência como educadora da rede básica de ensino de Bauru foi um tanto difícil, mas apesar das dificuldades ela conseguiu implantar alguns projetos específicos do modelo de Portugal. Um exemplo foi a troca de correspondências entre a escola de Bauru e uma aldeia indígena da cidade de Avaí. Como consequência desse trabalho ocorreu uma visita à aldeia, fato que trouxe grande bagagem de conhecimento à seus alunos.





Plano de aula modificado

Para a atividade proposta, utilizamos o Plano de aula do grupo M.M.A. e fizemos algumas mudanças, segundo as sugestões da Prof.ª Dr.ª Vera.
Segue o plano alterado:


O plano em sua forma original encontra-se disponível em:

domingo, 12 de maio de 2013

Análise da Aula - dia 06/05/2013

Para compesar minha falta no dia 06 de maio acessei os demais blogs da disciplina para analisar os conteúdos vistos em sala de aula.
Pude verificar que o cronograma visava a elaboração de um plano de ensino e que o Grupo Práxicas, assim como os demais, constituiu um  Plano de Aula que servisse para a educação Infantil.
O tema escolhido pelo Grupo M.M.A., por exemplo, foi sobre ANIMAIS SELVAGENS, do grupo União NOÇÕES SENSORIAIS e do nosso Grupo foi JOGOS DE ACOPLAGEM.
Também foi abordado, através do texto do Libâneo a importância sobre o planejamento escolar. Pesquisei na internet e achei no site do Brasil Escola uma matéria que complementa esse texto e que está disponível no link abaixo:



Em todas as ações que fazemos diariamente, sempre planejamos antecipadamente, na educação não pode ser diferente. Se queremos atingir um objetivo em específico devemos colocar os pontos chaves para que isso aconteça, somente assim professores e alunos, em conjunto, seguirão para uma melhor educação em nosso país.

Daiana Del Bianco

segunda-feira, 6 de maio de 2013

PLANO DE AULA -


PLANO DE AULA
TURMA: Jardim I (04 à 05 anos)
JUSTIFICATIVA: A criança apresenta-se em um processo de constante desenvolvimento  desde o seu nascimento, construindo relações e significados a partir de suas vivências e experiências ao brincar com os amigos, ao desenhar. Ampliando assim suas possibilidades de expressão e coordenação.
EIXO:
 Movimento
CONTEÚDO:
Expressividade e Coordenação
OBJETIVOS:
  •   Manter a atenção.
  •   Participar com interesse da atividade. 
  •   Expressar-se de maneira livre através dos jogos de acoplagem.
  •        Executar  movimentos de encaixe, preensão e ajuste.
  •    Respeitar regras e combinados durante a brincadeira.
PROCEDIMENTOS DIDÁTICOS:
O professor  mostrará para os alunos os jogos de acoplagem de diferentes ajustes, cada mesa terá um grupo de 6 alunos que receberão diferentes jogos explicando  que o material será usado coletivamente. Os alunos produzirão livremente. Após um tempo determinado pela professora os grupos farão rodízio de mesas para que todos brinquem com todos os jogos.
RECURSOS:
Jogos de Acoplagem de diferentes ajustes.
AVALIAÇÃO:
A avaliação será realizada através da observação, analisando se os alunos são capazes de realizar movimentos de forma segura  e se interagem com o grupo durante a atividade.

Plano de Equipe 06/05/2013