domingo, 31 de março de 2013

Atividade Cooperativa: A relação teoria-prática na formação do educador


O Grupo Práxicas ficou responsável pelo sub capítulo 2.3 do texto "A relação teoria-prática na formação do educador" de Vera Maria Candau e Isabel Alice Lelis


2.3. Relação teoria-prática: implicações para a formação do educador


Existem tendências diversas nas práticas de formação dos profissionais de educação. São elas:

a) Visão dissociativa e formação do educador
No currículo a ênfase é posta nas disciplinas consideradas “teóricas”, dando uma justaposição entre as disciplinas teóricas e as instrumentais práticas sem comunicação entre elas.

b) Visão positivo-tecnológica e formação do educador
Para formação a ênfase é colocada na aquisição de tecnologia “neutra”, que garantirá a eficiência da ação formulada em termos do produto final (conhecimentos, comportamentos e habilidades). Pretende-se obter uma visão analítica da educação voltada para produzir resultados. O educador é concebido como engenheiro.

c) Visão de unidade e formação do educador
A teoria e prática educativa são consideradas o núcleo articulador da formação do educador, uma vez que os dois pólos devem ser trabalhados simultaneamente. A teoria é revigorada e deixa de ser somente um conjunto de regras, para ser reformulada a partir das necessidades concretas da realidade educacional.
A ação do educador é se posicionar diante das necessidades colocadas pela realidade educacional e social.



segunda-feira, 18 de março de 2013

Você conhece a aprendizagem cooperativa?

A aprendizagem cooperativa é uma nova metodologia para se trabalhar com os conteúdos. Nessa postagem abordaremos mais a fundo essa estratégia de ensino.











Quer saber mais sobre a aprendizagem cooperativa? Acesse os links abaixo:

Vídeo de Aplicação:


Objetivos de utilização do método:

Texto Complementar:

Ainda tem dúvidas? Entre em contato com as Práxicas:
praxicasunesp@gmail.com





terça-feira, 12 de março de 2013

Reflexão do Filme: "Como Estrelas na Terra"


Reflexão do grupo em relação ao filme e a afirmação "Uma prática pedagógica pode impedir ou potencializar o desenvolvimento de um aluno".

Certamente a prática docente é determinante para o sucesso ou fracasso do educando, uma prática mal intencionada pode gerar uma série de agravos ao aluno e que o perseguirá a vida toda.